Filosofia, perguntado por cheilageiza, 9 meses atrás

5.Por que Platão, por meio do seu personagem Sócrates, defende que a única forma de construir uma sociedade ideal seria fazer com que ela fosse governada por um filósofo, ou tornar os seus governantes, filósofos?

Soluções para a tarefa

Respondido por Vinnii0
8

Resposta:

No mito da caverna, Sócrates narra a história de um homem que se desvencilhou dos grilhões da escuridão e conseguiu chegar à luz – é o filósofo. Os demais habitantes do mundo continuariam vendo sombras sem enxergar as verdades eternas. Portanto, apenas o filósofo seria capaz de guiar uma cidade, por não se contaminar com as misérias do dia a dia.

Respondido por AnthonioJorge
5

Platão diz que a única forma de construir uma sociedade ideal seria por meio de um governo dos filósofos porque o a filosofia, para Platão é a ideia de quem vê o mundo na sua estrutura profunda, no noemata, na sua estrutura conceitual.

O filósofo, para Platão, é aquele que precisa chegar à definição primeira e última de cada coisa.

Sócrates, personagem de Platão, então apresenta um esboço de cidade com três classes com funções respectivas (374d-376e):

  • Guardiões (filósofos)– virtude da sabedoria (phronésis)
  • Soldados (vigilantes) – fortaleza moral
  • Artesãos e camponeses - moderação

Realizando-se a harmonia entre tais classes em suas funções, realizar-se-á a justiça.

Em Estados menos ideais, há uma perda deste modelo. Da Aristocracia, onde se governa a sabedoria não importa se em um ou mais governantes, chega-se à Timocracia (governada por uma junta militar – 547c) com a perda da sabedoria; da Timocracia para a Oligarquia, quando se perde a fortaleza moral e as virtudes militares; da Oligarquia chega-se à democracia se se perde a moderação; da Democracia chega-se ao Despotismo, encarnação da injustiça.

Platão insiste que a constituição ideal da descrita na República é a única que pode levar uma cidade à felicidade e à justiça. E para isso, seria necessário ter como governante um rei-filósofo (uma ideia posteriormente abandonada nas Leis), posto que o juízo do filósofo superará os outros em experiência, percepção e raciocínio– o que implica saber o que é filosofia para Platão

No Banquete, Platão diz expressamente que os filósofos são os intermediários entre os sábios e os ignorantes, ou seja, é o que não sabe mas é o que sabe que não sabe. Só filosofa quem sente falta do saber.

Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/3089784

Anexos:
Perguntas interessantes