5 pilares da segurança da informação:
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Confidencialidade
Como você pode imaginar, a confidencialidade tem como meta proteger o sigilo das informações. Logo, é uma das diretrizes da segurança da informação mais importantes. Por meio dela, o acesso aos dados é concedido apenas a pessoas que forem autorizadas previamente.
2. Integridade
Um dos objetivos da segurança da informação é o de garantir que a informação que é salva esteja também correta. Nesse contexto, a integridade também visa assegurar que essa informação não seja alterada por meios alternativos.
3. Disponibilidade
A disponibilidade valoriza a eficiência de uma organização ao estabelecer o acesso, a qualquer momento, a dados por seus colaboradores. Neste cenário, é essencial destacar que a disponibilidade dá acesso conforme definido pelo administrador do sistema.
4. Autenticidade
A autenticidade tem como objetivo assegurar que os dados realmente pertencem à fonte anunciada. Além disso, esse pilar também assegura que eles não foram alterados durante o processo.
5. Legalidade
A legalidade é um princípio jurídico que determina que a comunicação deve seguir as leis do país. Em outras palavras, esse pilar define o valor legal da comunicação em relação à legislação. Para praticá-lo, por exemplo, é preciso elaborar um contrato que defina quais são esses valores e elencar como eles estão conectados com a lei.