5) Pesquise na internet, jornais, ou se
preferir peça ajuda aos seus pais,
sobre " Qual é a relação do sistema
respiratório com a Covid-19, e porque
é tão importante usar máscara.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Desde que a OMS declarou pandemia do novo Coronavirus, as máscaras se tornaram simbolo de luta para conter sua transmissão rápida. Mas, afinal, você sabe porque é tão importante o uso de máscaras? É Justamente sobre este assunto que vamos dialogar no texto de hoje.
espero ter ajudado
A infecção pelo SARS-CoV2 afeta principalmente o sistema respiratório dos pacientes. Uma vez contaminado, o paciente com Covid-19 pode sofrer da chamada Síndrome Respiratória Aguda Grave, que, por sua vez, pode comprometer não só o sistema respiratório, mas também de outros órgãos do organismo, caso não seja tratada em tempo hábil.
A afirmação é do professor do departamento de Fisioterapia do campus Governador Valadares (UFJF-GV), Cristino Carneiro Oliveira. Membro do Núcleo de Estudos em Fisioterapia Cardiorrespiratória, Cristino ressalta que esta síndrome é definida como a incapacidade aguda do sistema respiratório em manter a ventilação ou oxigenação adequadas dos pulmões com consequências para o sangue e demais tecidos. “O paciente pode desenvolver dificuldade respiratória e queda da oxigenação em poucas horas e apresentar aumento da frequência respiratória, extremidades cianóticas (roxas ou azuladas) e alterações do estado de consciência”.
O agravamento ocorre com a evolução do quadro infeccioso inicial e edema nos pulmões com consequente dificuldade de ventilá-los e tratá-los de maneira usual, sendo necessário que o paciente seja internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “A internação em UTI se faz necessária para fornecimento de ventilação artificial realizada por aparelhos disponíveis somente nestes ambientes dentro dos hospitais”, destacou Cristino.
Por que usar máscara é importante?
Neste momento, a recomendação mais eficaz para frear a contaminação por coronavírus é fique em casa. Somente o isolamento social tem a eficácia comprovada na diminuição de contágio.
Segundo pesquisas, 80% das infecções acontecem a partir de pessoas que têm o vírus mas não apresentam sintomas. Nesses casos, a transmissão pode ter ocorrido por meio das partículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar.
É nesse momento que entram em cena as máscaras, que podem servir de barreira para essas partículas, as quais podem conter o agente infeccioso.
Ainda assim, especialistas advertem que devemos ter muita atenção e cuidado ao utilizar as máscaras, isso porque elas podem passar uma falsa sensação de proteção. As outras medidas, como o distanciamento social e a constante higienização das mãos, não devem ser esquecidas em momento algum.
Espero ter ajudado! Bons estudos!