5.Pesquise e quais
OS
primeiros filósofos gregos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Tales de Mileto
Considerado o primeiro filósofo ocidental, Tales de Mileto nasceu onde hoje é a Turquia, e na época era uma colônia grega. Em uma visita ao Egito, Tales teria aprendido regras de geometria, e através da observação e da dedução, chegou a conclusões importantes para época, como, por exemplo, a influência das condições de tempo nas colheitas de alimentos.
2. Anaximandro
Para Anaximandro, tudo tinha início no que ele chamava de Apeiron, algo que não tem fim, nem começo, e é a origem de todas as coisas. Nele continha toda a natureza. Ele também acreditava que o sol agia sobre a água, criando seres que evoluíam para várias coisas que conhecemos hoje, pensamento que se assemelha ao que hoje conhecemos como Teoria da Evolução.
3. Pitágoras
O pensador via nas proporções geométricas explicações para tudo que acontecia na natureza. Para ele, os números explicavam desde porque uma música é agradável aos ouvidos (escalas tonais de música) a, por exemplo, o funcionamento dos seres vivos, plantas, etc. Inclusive, ele e seus discípulos eram místicos e acreditavam que o ser humano tinha ciclos, reencarnando esporadicamente para viver tudo de novo.
4. Heráclito
Ao contrário dos seus antecessores, o filósofo supostamente foi autodidata, aprendendo sozinho sobre as questões de ciência, teologia e relações humanas. O movimento era para ele o principal fundamento da natureza, a verdade então seria dialética, sempre com dois opostos se relacionando.
5. Parmênides
Ele concluiu que o mundo era uma ilusão, baseado em suas ideias do que era o ser. Não há nada além do ser, pois tudo o que existe é, e tudo que o existe não é. A natureza para Parmênides era imóvel, não se dividia, não se transformava e estava presente em tudo, ela simplesmente "era". Se "tudo" era composto pelo ser, que não se alterava, mas claramente o mundo que via com os seus olhos mudava, então esse "tudo" se tratava de uma mentira.
6. Demócrito
Sendo muito rico, Demócrito usava o seu dinheiro em expedições, principalmente para países africanos como o Egito e a Etiópia, na época detentores dos conhecimentos mais avançados do mundo. Ao voltar para a Grécia, em Atenas, não foi muito notado, sendo apenas citado posteriormente por Aristóteles.
7. Sócrates
A famosa frase "Só sei que nada sei" explica a essência do pensador, que ao ser apontado como o homem mais sábio do mundo, dizia que o que o diferenciava de outros sábios, é que tinha noção da sua ignorância. Um de seus métodos mais conhecidos de filosofar era através de perguntas incansáveis que fazia ao seus discípulos, forçando uma aprendizagem democrática e mais eficiente.
8. Platão
Ao voltar para Atenas, fundou a Academia Platônica, considerada a primeira universidade ocidental. Seu pensamento mais famoso diz respeito ao mito da caverna, que explica a ideia de que os nossos sentidos nos apresentam um mundo ilusório, irreal, e apenas através da razão (do estudo, do pensamento filosófico, e da ciência), é que teríamos acesso ao mundo real, fora da caverna.