5 perguntas sobre o distanciamento
Soluções para a tarefa
Resposta:
COMO CONVERSAR SOBRE A COVID-19 COM UMA CRIANÇA?
Falar com crianças sobre determinados assuntos envolve agir com delicadeza e clareza no momento da conversa. Não é fácil falar sobre doenças como a covid-19, por isso, aqui vão algumas dicas:
ao conversar sobre a covid-19, mantenha a calma. É importante lembrar que crianças irão reagir a sua forma de falar e suas expressões. Elas também prestarão atenção em suas conversas, por isso é importante ter cautela;
algumas crianças podem ficar tensas com esta situação, por isto lembre-se de acalmá-las durante a conversa. Elas devem saber que podem falar sobre seus anseios. Ajude-as a lidar com o estresse;
ressalte que a criança poderá conversar com você sobre o tema a qualquer momento. Demonstrar para a criança que você está disponível é fundamental.
COMO EXPLICAR PARA UMA CRIANÇA O QUE É A COVID-19?
Para responder essa pergunta a uma criança é importante usar uma linguagem simples e sempre ressaltar que as equipes de saúde estão trabalhando para manter as pessoas saudáveis e seguras.
Pode-se dizer que covid-19 é uma abreviação para “doença do novo coronavírus” e possui o número 19 pois apareceu no ano de 2019. Essa é uma nova doença e médicos e cientistas ainda estão aprendendo mais sobre ela e sobre o vírus que a causa. Tudo isso para ajudar aqueles que estão adoecendo e para evitar que mais pessoas adoeçam.
COMO MANEJAR O ESTRESSE NA CRIANÇA AO FALAR SOBRE A COVID-19?
Ao falar sobre o novo coronavírus com crianças, é importante deixar a criança expor suas dúvidas, anseios e até o que ela já sabe sobre a doença. Assim, você pode evitar o estresse e a ansiedade durante este tipo de conversa.
As crianças podem reagir de formas diferentes quando estão ansiosas. Abaixo estão algumas dicas sobre como agir:
evite culpar alguém pela atual situação, evitando estigmas e situações de tensão;
preste atenção nas informações que a criança consome na televisão, internet e em outros meios. O excesso de informação sobre a covid-19 pode gerar ansiedade;
providencie informações verdadeiras e apropriadas para a faixa etária de cada criança;
ensine a criança sobre métodos de higiene e de prevenção da doença no dia-a-dia. Isto pode ajudar e fazer com que a criança se sinta parte do processo, fazendo com que ela fique mais tranquila;
peça para a criança contar histórias ou fazer desenhos sobre como ela se sente.
COMO EXPLICAR PARA UMA CRIANÇA SOBRE A FORMA DE CONTÁGIO?
Converse com a criança explicando que a covid-19 se espalha como um resfriado comum. Se uma pessoa contaminada tosse ou espirra, ela pode espalhar o vírus no ar. Além disso, o vírus pode chegar a longas distâncias, por isso é importante manter uma distância de pelo menos 2 metros de outras pessoas. Lembrando que também é possível contrair a doença ao encostar em uma superfície contaminada, por isso é importante praticar uma boa higienização.
COMO FALAR COM UMA CRIANÇA SOBRE OS SINTOMAS DA COVID-19?
Para explicar de forma clara para uma criança sobre os sintomas da covid-19, diga que ela pode sentir algo parecido com um resfriado ou uma gripe. Pode haver tosse, febre, congestão nasal, dor de cabeça, diarréia, perda de olfato/paladar, náusea ou vômito.
É importante lembrar que algumas pessoas podem ser assintomáticas e a maioria das pessoas apresenta a forma leve destes sintomas. Instrua a criança a sempre comunicar um adulto caso sinta algo diferente.
Explicação:
PERGUNTAS:
Como você imagina o mundo daqui a 4 anos?
Qual foi a lição que você aprendeu nessa pandemia em meio ao distanciamento social?
Você viu seus amigos no distanciamento social?
Qual foi a pior parte do distanciamento social?
Qual foi a melhor parte do distanciamento social?
Espero ter ajudado! tchau!
ps: Boa sorte!