5 parasitores humanos
Soluções para a tarefa
Tênia. ...
Triquinela. ...
Esquistossomo. ...
Filária. ...
Trichuris tricuria. ...
Lombriga. ...
Ancylostoma Duodenale.
Oi! Esses são alguns tipos mais ai vc pode encontrar tipos de parasitores humanos!
Ascaridíase
Ascaris lumbricoides
(verme nematelminte) A migração das larvas através do pulmão determina processos inflamatórios com sintomas de irritação brônquica. Já os vermes adultos, localizados no intestino, produzem cólicas abdominais, náuseas e irritação do sistema nervoso. Ingestão de água ou alimento contaminados com os ovos do parasita. Saneamento básico e educação sanitária, impedindo a contaminação com os ovos provenientes das fezes do indivíduo infectado.
Dengue
ou febre quebra-ossos (vírus) Febre, dores musculares e erupção cutânea. O agente transmissor é o mosquito Aedes aegypti. Extermínio do mosquito transmissor.
Doença de Chagas
ou Tripanossomíase Americana Trypanosoma cruzi
(protozoário flagelado) O tripanossomo localiza-se principalmente no tecido conjuntivo e nas fibras musculares, em especial as cardíacas (miocárdio). Ocorre lesão do miocárdio, com crescimento do coração e alteração do ritmo cardíaco, podendo ser fatal. Os vetores são os insetos vulgarmente chamados de barbeiros (por picarem o rosto), pertencentes aos gêneros Triatoma, Rhodnius e Panstrogylus, e à ordem dos Extermínio dos vetores.
Elefantíase
ou Filariose Wuchereria bancrofti
(verme nematelminte) Produz a filariose, caracterizada por perturbações do sistema linfático, sendo mais típica a elefantíase, isto é, a hipertrofia de certos órgãos. A elefantíase localiza-se mais comumente nos membros inferiores. No homem, pode atingir o escroto e, na mulher, os seios. Quando os mosquitos infectados picam o homem, transmitem as larvas infestantes que atingem os vasos linfáticos, onde se tornam sexualmente maduros.
Esquistossomose
ou Barriga-D'água Schistosoma mansoni
(verme platielminte) mansoni
(verme platielminte) A penetração das larvas na pele pode provocar dermatite e urticária. Durante a migração pelo organismo, a larva pode lesar o pulmão, acarretando bronquite e pneumonia.
Febre amarela (vírus) Provoca febre, cefaléia e calafrios seguidos por náuseas e vômitos.
Nos casos graves e até fatais, surgem proteinúria (proteínas na urina), icterícia e vômitos-negros (devido à hemorragia). Transmitida pela picada dos mosquitos da espécie Aedes Vacinação e eliminação dos mosquitos transmissores.
Malária,
maleita ou
impaludismo Plasmodium sp
(protozoário esporozoário) Os principais sintomas são os acessos febris periódicos que coincidem com a ruptura das hemácias parasitadas. Na forma maligna, aparecem calafrios, icterícia, insuficiência renal, alterações na coagulação e coma. Picada da fêmea infectada do mosquito-prego (Anopheles). Eliminação do mosquito transmissor.
Poliomielite
ou
paralisia infantil (vírus) Febre, distúrbios gastrintestinais, mal-estar e rigidez cervical, podendo ocorrer ou não paralisia. Contato direto com secreções faríngeas dos infectados. Vacinas Salk e Sabin.
Teníase
ou solitária Taenia saginata
e
Taenia solium
(vermes platielmintes) A presença do verme adulto no intestino produz bulimia (fome exagerada), anorexia (falta de apetite), náuseas, vômitos, fadiga, insônia, irritação e fraqueza. Ingestão de carne de boi (Taenia saginata) e de porco (Taenia solium) contendo larvas de tênia. Saneamento básico e educação sanitária.
Ingestão de carnes de boi e porco bem cozidas.
Tétano Clostridium tetani
(bactéria) A doença se manifesta por contrações musculares dolorosas que se estendem pelo corpo. Pode ser letal. Vacina tríplice. A bactéria produz esporos que penetram na pele através de ferimentos.