Saúde, perguntado por ulissesssc, 11 meses atrás

5- Para o melhor entendimento dos movimentos do ombro, torna-se muito importante conhecer os
movimentos do cíngulo do membro superior sobre o tórax. Assim, descreva quais são estes
movimentos.

Soluções para a tarefa

Respondido por eloisesoares66
1

Resposta:

Para uma correta execução de um exercício, menor risco de lesão e eficácia do treinamento é necessário que o movimento dos membros superiores seja estudado e entendido pelo profissional responsável em seus pequenos detalhes.

Partindo do conceito de “mecânica” que é o ramo da física que compreende o estudo e análise do movimento e repouso dos corpos, e sua evolução no tempo, seus deslocamentos, sob a ação de forças, e seus efeitos subseqüentes. Já o conceito de “bio”, que exprime a noção de vida, é um prefixo de origem grega visto em diversos termos relacionados aos seres vivos temos a biomecânica, que é o uso das técnicas da mecânica clássica no entendimento do sistema biológico.

A biomecânica é uma das áreas da cinesiologia que estuda o movimento do corpo bem como as forças atuantes a cada momento, ou seja, vai explicar como funcionou a geração de força para o exercício ser possível e comparar com outras atividades para ver o que se encaixa melhor para o treinamento.

Esse conceito é transferido para qualquer área dentro da educação física como no caso a musculação.

O Que é Biomecânica da Musculação?

A biomecânica da musculação é o entendimento da técnica dos movimentos executados dentro da sala de musculação. Tendo em vista a ação de cargas externas em relação a força exercida pelos músculos envolvidos. Além disso, o estudo do funcionamento dos equipamentos e suas estruturas de roldanas também fazem parte dessa equação que determina as forças atuantes sobre o corpo em uma aula de musculação.

Os movimentos devem ser executados utilizando as técnicas mais corretas do exercício, pois do contrário o efeito ou benefício do mesmo pode ser prejudicado, podendo gerar até mesmo lesões.

Ter esse conhecimento gera um melhor rendimento, eficiência e menor risco de lesão. Além disso, auxilia na escolha dos exercícios e cargas específicas focados para cada grupo muscular, proporcionando maior estímulo a cada músculo o que pode levar o indivíduo a treinar mais intensamente sem necessariamente representar aumento de pesos.

Principais Movimentos do Corpo Humano

Todas as possíveis movimentações do corpo são importantes para a sua funcionalidade, são movimentos articulares nos quais alguns são mais exigidos e executados diariamente, portanto a grande maioria dos exercícios ocorre com esses movimentos isolados ou conjugados.

No caso dos membros superiores, partindo da posição anatômica, temos:

Flexão e extensão

Ocorrem num plano sagital que divide o corpo em lados direito e esquerdo. A flexão indica que dois segmentos aproximam-se um do outro; por exemplo, a flexão do cotovelo pode ser realizada pela flexão do antebraço sobre o braço ou vice-versa. A extensão ocorre quando dois segmentos movem-se se afastando um do outro. Se a extensão for além da posição anatômica, ela é chamada de hiperextensão.

Abdução e adução

Ocorrem num plano frontal que divide o corpo em partes da frente e de trás. Abdução é uma posição ou movimento do segmento afastando-se da linha mediana, independente de qual segmento que se move; por exemplo, elevação lateral do braço em relação ao tronco. E a adução é o retorno da abdução, ou seja, uma posição ou movimento aproximando-se da linha mediana do corpo.No punho, o movimento de abdução é chamado de desvio radial e a adução de desvio ulnar.

Perguntas interessantes