5) O Tratado de Comércio e Navegação foi um acordo assinado entre Portugal e a Grã-Bretanha em 19 de fevereiro de 1810, com a finalidade de "conservar e estreitar" as relações de aliança entre as duas monarquias. A assinatura desses tratados trouxe uma série de desdobramentos para a Inglaterra, Portugal e Brasil, como:
A) Os ingleses passam a ter a permissão de entrada de mercadorias inglesas pagando apenas o direito de 15%. Mantinha os 16% sobre as mercadorias portuguesas; e 24% sobre as mercadorias de outras origens.
B) O direito da Inglaterra de passar a monopolizar o tráfico negreiro, que abastecia a economia brasileira de mão de obra
C) O rompimento do pacto colonial, com o direito definitivo do Brasil de comercializar livremente com as demais nações europeias.
D) A aceleração do processo industrial português, com os investimentos ingleses no império português e seus domínios.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
Letra A) Os ingleses passam a ter a permissão de entrada de mercadorias inglesas pagando apenas o direito de 15%. Mantinha os 16% sobre as mercadorias portuguesas; e 24% sobre as mercadorias de outras origens.
Explicação:
Com esse tratado do Comércio e Navegação, a Inglaterra tinha conquistado alguns privilégios como pagar apenas 15% na entrada de mercadorias e mercadorias de outros países continuariam o mesmo.
Esse tratado foi feito depois do acordo da Inglaterra ajudar a coroa vir para o Brasil escoltando os navios.
Perguntas interessantes
Artes,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás