5. O Darwinismo Social pode ser definido corretamente como:
(a) o estudo da vida biológica em sociedade, como as sociedades das abelhas, das formigas etc.
(b) a tentativa de igualar, a nível de organização social, os animais superiores, como os mamíferos, e a sociedade dos homens.
(c) o período da atividade intelectual de Charles Darwin em que o naturalista inglês dedicou-se à criação da Sociologia, ao lado de nomes como August Comte.
(d) a transposição da teoria da evolução das espécies e da seleção natural do terreno da ciência natural para a realidade sociocultural.
(e) a tentativa de estabelecer relação entre o comportamento animal e o comportamento humano a partir de experimentos psicológicos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D)
Explicação:
O darwinismo é uma teoria da evolução abordada por Darwin e trata da evolução e seleção natural e isso já engloba os humanos no estudo da biologia como os animais que somos, entretanto, quando se engloba o "Social" está querendo associar a ideia da evolução na biologia aos comportamentos sociais.
É correta a alternativa D, sendo o Darwinismo Social uma pseudociência que busca aplicar as observações e conclusões de Darwin sobre o mundo natural também para as relações políticas e sociais humanas.
Este modelo esteve na base do chamado "racismo científico", e foi usado como justificativa para a ocupação, por parte de europeus, de uma série de territórios e a submissão de povos nativos na África e em grande parte da Ásia.
Vale ressaltar que apesar de "inspirados" por Darwin, o próprio Darwin não escreveu obras nesta "escola" de pensamento, tendo se limitado a escrever sobre a biologia enquanto ciência.