Geografia, perguntado por desenhoserabisc, 1 ano atrás

5)O acidente num poço de petróleo da empresa americana Chevron em Campo do Frade, na Bacia de Campos, em novembro de 2011, que resultou no vazamento de
3.700 barris de óleo, poderia ter sido evitado se a Chevron tivesse conduzido suas operações de acordo com a regulamentação da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e com seu próprio manual de procedimentos. Segundo relatório da ANP, se a Chevron tivesse estudado os dados de incerteza de pressão dos poços, o projeto teria que ser alterado. A Chevron não fez análise de risco, contrariando a lei brasileira e sua própria gestão de risco. E as tentativas da Chevron de controlar o vazamento usaram técnicas inadequadas
A postura da Chevron nesta situação não foi muito correta. Primeiro, a dimensão do vazamento divulgada destoou enormemente da dimensão real. A Chevron afirmou, também, que mantinha 18 navios na área para tratar do problema, mas aeronaves da polícia identificaram apenas um. Não bastasse, a Polícia Federal afirmou que a Chevron, ao invés de recolher o óleo derramado, está utilizando uma técnica conhecida como dispersão mecânica, que consiste em empurrá-lo para o fundo do mar com jatos de areia. Uma empresa desse porte, que lida com um dos recursos mais importantes do planeta – e que também é causa de diversos problemas ambientais – deveria ter tido uma conduta diferente, assumido a responsabilidade e ter se comprometido com a verdade desde o início. A postura assumida indica falta de compromisso ético da empresa, postura que pode, aliás, custar muito à Chevron, pois o Governo pretende punir a companhia com a multa máxima de R$ 50 milhões, valor considerado diminuto por especialistas (que é o limite para o caso), parece que interessa mais pagar a multa do que ter controle mais rígido sobre os vazamentos
Os textos que você acabou de ler estão relacionados à ética, neste caso a ética ambiental, que está diretamente relacionada com questões, atitudes e problemas que podem ser decorrentes do uso e ou manejo inadequado dos recursos ambientais, como a extração de petróleo do subsolo dos oceanos, objeto dos textos e do acidente neles relatado. Considerando este tema, pode-se afirmar corretamente que:
Alternativas:
a)O homem, por ser a única espécie viva dotada da capacidade de raciocínio, tem o direito e o dever de explorar os recursos disponíveis no ambiente natural, para satisfazer as suas necessidades ilimitadas, mesmo que isso provoque a extinção de outras espécies e consuma, em poucos anos, todas as reservas existentes de determinado recurso, como o alumínio e o petróleo.
b)Todos os países tem uma legislação mínima que norteia os processos que incluem os recursos naturais em algum momento dos mesmos, como a extração de petróleo, desmatamentos, emissão de poluentes, mineração e tantos outros. Deixar de cumprir os requisitos previstos nos instrumentos legais de proteção ambiental do país onde se instalam é considerada uma atitude não ética das empresas, que pode gerar prejuízos incalculáveis aos ecossistemas envolvidos.
c)A vida humana é a mais importante para o Planeta Terra, e os humanos que habitam determinadas regiões do mundo tem importância maior do que outros, conforme proposto por alguns trabalhos elaborados para o Painel Intergovernamental para a Mudança Climática, que o valor da vida humana dos habitantes dos países ricos é 15 vezes superior ao da vida dos habitantes de países em estágio intermediário de desenvolvimento, devido às desigualdades econômicas entre esses dois blocos.
d)No mundo atual existe apenas a desigualdade econômica entre os homens. Não existe desigualdade ambiental pois todos têm direito ao meio ambiente saudável, e o acesso a ele não depende de maior ou menor renda. A observação dos fundos de vale de muitas cidades brasileiras, onde é comum acúmulo de lixo, esgoto a céu aberto e alagamentos frequentes, confirma a inexistência de desigualdades ambientais, apenas econômicas.

Soluções para a tarefa

Respondido por evepr
7
Fiquei em duvida entre a letra b e a letra d.
Perguntas interessantes