5) Nos compostos CsF, RbCl, KBr, NaI a força da ligação iônica cresce na ordem:
a) CsF < RbCl < KBr < NaI
b) NaI < KBr < RbCl < CsF
c) CsF < KBr < NaI < RbCl
d) RbCl < NaI < KBr < CsF
Soluções para a tarefa
RbCl ( 3,16 - 0,82 ) = 2,34
KBr ( 2,96 - 0,82 ) = 2,14
NaI ( 2,66 - 0,93 ) = 1,73
NaI < KBr < RbCl < CsF. Letra B
Ps. Essa conta é fácil, basta subtrair os números de eletronegatividade do elemento que é encontrado na tabela periódica
Para os compostos CsF, RbCl, KBr e NaI, a força da ligação iônica cresce na ordem: NaI < KBr < RbCl < CsF.
A alternativa correta é a letra b.
Força da ligação iônica
Na ligação iônica, através das forças eletrostáticas, os íons são atraídos, fazendo com que eles permaneçam juntos. A estabilidade dessa ligação, depende da interação entre esses íons.
Dois fatores influenciam na força da ligação iônica. Um deles é a distância entre a ligação e o outro são as cargas dos íons envolvidos. Quanto maior a distância entre a ligação, menor a força da ligação iônica. Quanto maior a carga dos íons, mais forte é a ligação.
Nos compostos CsF, RbCl, KBr, NaI, todos possuem a mesma carga, ou seja, são monovalentes.
Em relação à distãncia da ligação, há uma diferença considerável entre eles. Consultando uma tabela periódica e olhando para um grupo, o raio atômico aumenta à medida que descemos a tabela. O raio atômico do iodo é maior que o bromo, que por sua vez é maior que o cloro e assim sucessivamente. O flúor é o que possui menor raio neste grupo.
Pelo fato do iodo possuir o maior raio, maior é a distância entre essa ligação, logo, menor sua força. O flúor possui o menor raio, logo, menor a distância entre a ligação e maior sua força. O cloro possui menor raio em relação ao bromo e iodo, portanto, menor a distância da ligação e maior sua força em relação aos dois.
Entenda mais sobre ligação iônica em: https://brainly.com.br/tarefa/49487867