Biologia, perguntado por anony1976, 4 meses atrás

5) Mariana (fator Rh+), mãe de João (fator Rh-), descobre que está grávida do segundo filho. Considerando o risco de eritroblastose fetal, Mariana procura seu médico para tirar dúvidas e descobre que:

a) ela deve se preocupar, pois é doadora universal.
b) ela não deve se preocupar, pois possui um alelo recessivo “r”.
c) ela deve se preocupar, pois seu primeiro filho possui anticorpos anti-Rh.
d) ela não deve se preocupar, pois não possui anticorpos anti-Rh.
e) ela deve se preocupar, pois possui um alelo dominante “R”.

Soluções para a tarefa

Respondido por DuuudsLD
4

A partir da análise das alternativas, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra D.

  • Mas o que é a eritroblastose fetal ? e quando ela ocorre ?

A eritroblastose fetal, também conhecida como Doença Hemolítica do Recém Nascido (DHRN), vai ocorrer por uma incompatibilidade por parte do fator RH da mãe, com o do filho, e vai ocorrer na seguinte situação :

\begin{cases}M\tilde{a}e~possui~RH-\\Pai~possui~RH+\\Filho~1~possui~RH+\\Filho~2~possui~RH+\\\end{cases}

  • E por que nessa situação vai ocorrer ?

Porque como a mãe nessas situações, não possui a proteína RH nas suas hemácias, o seu corpo vai produzir anticorpos, chamados de anticorpos anti-RH para aquela proteína. Quando uma mãe que possui RH-, se casa com um homem que possui RH+ e tem um filho que possui RH+, nada vai ocorrer com o primeiro filho.

  • E por que com o primeiro filho nada vai ocorrer ?

Porque quando o feto estiver dentro do útero da mãe, o sangue da mãe não vai se misturar com o sangue do feto, entretanto, em um eventual parto, parte do sangue da mãe, vai se misturar com o sangue do filho, mas isso não vai ser o suficiente para causar a doença no primeiro filho, porque são muitos poucos anticorpos que a mãe possui, e não é tão rápido para produzir esses anticorpos, logo, o primeiro filho vai nascer sem a doença. Entretanto, a mãe vai passar por um processo conhecido como sensibilização, e é a partir desse momento em que o segundo filho pode desenvolver a doença.

  • Que processo é esse ?

Como o corpo da mãe entrou em contato com o sangue do primeiro filho, ela vai produzir muitos anticorpos anti-RH, esse processo de produzir vários anticorpos é conhecido como sensibilização. Sendo assim, quando o segundo filho vir a nascer, e o sangue do feto se misturar com o da mãe, o filho poderá desenvolver a doença.

  • Observação :

Se a mãe que possui RH-, receber uma transfusão sanguínea de uma pessoa que possui RH+, o processo de sensibilização já irá ocorrer, sendo assim, se essa mulher possuir um filho que possui RH+, os anticorpos anti-RH da mãe, vão aglutinar as hemácias do primeiro filho, sendo assim, ele poderá desenvolver a doença.

  • Certo, mas por que a alternativa correta é a letra D ?

Simples, porque se a mãe possui RH+, então ela não vai produzir anticorpos anti-RH contra as hemácias do filho, e consequentemente não produzirá a doença.

Vamos analisar as alternativas :

a) Ela deve se preocupar, pois é doadora universal .

Falso : Pessoas que são doadoras universais, são aqueles que possuem sangue O-, entretanto, isso não implica em dizer que elas terão descendentes que desenvolverão essa doença.

b) Ela não deve se preocupar, pois possui um alelo recessivo ''r''.

Falso : O fato de ela possuir um alelo recessivo ''r'', apenas implica em dizer que ela é heterozigota para o fator RH, mas se ela não possuísse esse alelo recessivo ''r'', e possuísse apenas o alelo dominante ''R'', sendo considerada homozigota dominante (RR), os descendentes também não irão desenvolver a doença.

c) Ela deve se preocupar, pois seu primeiro filho possui anticorpos anti-RH.

Falso : O fato do primeiro filho possuir anticorpos anti-RH, não vai determinar em nada, a probabilidade de ele possuir a doença eritroblastose fetal, além disso, a mãe possui RH+, logo, não desenvolverá a doença.

d) Ela não deve se preocupar, pois não possui anticorpos anti-RH.

Correto ✔✔

e) Ela deve se preocupar, pois possui um alelo dominante ''R''.

Falso : É justamente por isso que ela não deve se preocupar, se ela possui um alelo dominante ''R'', isso significa que ela não vai produzir anticorpos anti-RH, logo, está incorreta.

Para mais exercícios semelhantes, acesse :

https://brainly.com.br/tarefa/43354128

Bons estudos e espero ter ajudado :)

Anexos:

Helvio: Ótima resposta, parabéns.
DuuudsLD: Obrigado, Mestre :D
Perguntas interessantes