História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

5) Leiam atentamente esse fragmento da obra O Navio Negreiro de Castro Alves, depois respondam:
Stamos em pleno mar...de firmamento / Os astros saltam como espumas de ouro... / O mar em troca acende as ardentias / -Constelações do líquido tesouro... / Desce do espaço imenso, ó águia do oceano! / Desce mais, inda mais...não pode o olhar humano / Como o teu mergulhar no brigue voador. / Mas o que vejo eu ali...que quadro de amarguras! / É canto funeral!...Que tétricas figuras!... / Que cena infame e vil!...Meu Deus! Meu Deus! Que horror! (Castro Alves. O Navio Negreiro)
Alternativas:
a) O fragmento retrata a dura vida dos africanos transformados em escravos nas fazendas de café do sudeste brasileiro. O navio negreiro era o nome dado as embarcações que transportavam os escravos de fazenda para fazendas.
b) Narra o transporte dos africanos para a Europa, onde iam substituir os trabalhadores das fábricas como mão-de-obra barata e abundante.
c) O poema demonstra os horrores que os africanos passavam na própria África. O poeta mostra que o continente tratava com dureza seus filhos.
d) Esse poema narra o evidente drama de milhões de cativos que saíram do seu continente para trabalhar na América. O transporte, além de ser extremamente cruel, é narrado com grande amargura pelo autor.

Soluções para a tarefa

Respondido por icvn
4

alternativa d d) Esse poema narra o evidente drama de milhões de cativos que saíram do seu continente para trabalhar na América. O transporte, além de ser extremamente cruel, é narrado com grande amargura pelo autor.


Perguntas interessantes