5. Leia o trecho de uma obra de História dedicada ao estudo da vida de trabalhadores rurais.
Aos 19 anos, dona Matilde casou-se com José Bruno Schaefer, hoje já morto. Juntos migraram primeiramente para o município de Alecrim, no interior do estado do Rio Grande do Sul [...]:
lá onde eu disse, dei minha vaca e 14 porco e mais uns troco de dinheiro para nós poder comprar a primeira terrinha. Compremo. E depois dali, nos voltemo. Daí vendemo, porque todo mundo falava que as criança tava muito doente, que falaram que era por causa da água que não tava boa. Daí vendemos lá, viemos pro Paraná.
Ao tecer suas memórias, ganha relevo o significado da terra, que à época, como se pôde observar, ainda não alçava os valores especulativos capitalistas que atualmente conhecemos. [...]
a) No primeiro e no terceiro parágrafos do texto, a escrita segue as variedades urbanas de prestígio. Por que o autor usou essa forma de linguagem?
b) O autor incluiu em seu discurso o depoimento de uma camponesa. Sobre o que é ela fala? Por que é importante incluí-lo?
c) Como o assunto abordado pela camponesa se relaciona com a pesquisa feita pelo autor?
d) No depoimento da trabalhadora, percebemos uma característica comum em algu- mas variedades linguísticas: a ideia de plural mostrada apenas em uma das pala- vras de uma expressão, como ocorre em “uns troco de dinheiro". Transcreva outra expressão em que isso acontece e levante uma hipótese para justificar essa regra.
e) Mostre, copiando outras expressões do texto, que essa tendência não ocorre nas variedades urbanas de prestigio.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Para mostrar o regionalismo da região. Como eles falam na verdade.
b) Porque mostra a situação do trabalhador da roça.
c) Porque o estudo é sobre a vida dos trabalhadores rurais.
d) " E depois dali nos voltemo." Não havia concordância de verbo, pois não tinham estudo.
e) "Daí vendemos lá, viemos pro Paraná."
Nas capitais ou cidades já não havia esse problema, pois as pessoas tinham oportunidade de estudo.
a) O autor usou a variedade urbana de prestígio porque assim exige um texto presente em livro didático, um texto que traz dados de uma pesquisa. Essa é a variedade adequada para um texto formal.
b) A camponesa fala sobre o que levou sua família a migrar para o Rio Grande do Sul e, depois, para o Paraná.
c) Em seu depoimento, a camponesa dá um exemplo de como é a vida dos trabalhadores rurais, justamente a temática pesquisada pelo autor.
Marcação de plural
d) Outro exemplo de uso do plural em apenas em uma das palavras:
"14 porco"; "as criança".
Uma hipótese para justificar essa regra: não é necessário marcar o plural em todas as palavras; usando apenas na primeira, já fica clara a referência a mais de um ser.
e) Essa tendência não ocorre nas variedades urbanas de prestígio, como comprova "suas memórias" e "os valores especulativos capitalistas" (há marca de plural em todos os termos).
Leia mais sobre variedade linguística em:
https://brainly.com.br/tarefa/24797742