Português, perguntado por LucasRezendeHD5331, 1 ano atrás

5.Leia este trecho do conto "Minha gente”, publicado no livro Sagarana, de Guimarães Rosa.Pelo rego desciam bolas de lã sulfurina: eram os pati-nhos novos, que decerto tinham matado o tempo, dentro dos ovos, estudando a teoria da natação. E, no pátio, um turbilhão de asas e bicos revoluteava e se embaralhava, rodeando a preta, que jogava os últimos punhados de milho [...]Guimarães Rosa. ficção completa, v. i. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 343.•sulfurina - da cor do enxofre (sulfur), que é amarelo•revolutear-movimentar-se rapidamente dando voltasPara intensificar a expressividade da cena descrita, o autor faz uso de vários recursos da linguagem figurada. Releia o texto e faça o que se propõe nos itens de a a d.a]Ao se referir aos patinhos novos como “bolas de là", o autor sugere a existência de aspectos comuns aos patinhos e a bolas de lâ. Explicite esses aspectos e dê o nome da figura de linguagem empregada nesse caso.b)0 autor utiliza as palavras “asas" e "bicos” em lugar de "aves”. Explique por que a troca foi possível e nomeie essa figura de linguagem.c)0 autor emprega uma prosopopeia, figura de linguagem também chamada de personificação. Transcreva o trecho em que ela ocorre e explique-a no contexto do fragmento.d)No texto ocorre uma hipérbole. Transcreva-a e justifique sua resposta.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por anaisenobregapa68rb
161

Olá!


a)Ao se referir aos patinhos novos como “bolas de lã", o autor sugere a existência de aspectos comuns aos patinhos e a bolas de lã. Explicite esses aspectos e dê o nome da figura de linguagem empregada nesse caso.

A comparação dos patinhos a bolas de lã deve-se ao fato de que a penugem dos filhotes é bastante macia e felpuda, como a lã. Trata-se de uma metáfora, figura de linguagem que cria comparações através do uso de sentido figurado.


b)O autor utiliza as palavras “asas" e "bicos” em lugar de "aves”. Explique por que a troca foi possível e nomeie essa figura de linguagem.

Quando trocamos a "parte" pelo "todo", configuramos a figura de linguagem conhecida como metonímia. A troca foi possível pois, de acordo com a descrição que o autor faz, o que ficava mais evidente na movimentação frenética das aves eram justamente as asas e os bicos buscando o alimento.


c)O autor emprega uma prosopopeia, figura de linguagem também chamada de personificação. Transcreva o trecho em que ela ocorre e explique-a no contexto do fragmento.

O trecho é: "eram os patinhos novos, que decerto tinham matado o tempo, dentro dos ovos, estudando a teoria da natação". A prosopopeia ou personificação é a figura de linguagem que atribui características e sentimentos humanos a animais, objetos e seres inanimados. Os patinhos não estavam de fato estudando natação - a figura de linguagem explica, de forma poética, o instinto das aves de nadar (pois já nascem sabendo).


d)No texto ocorre uma hipérbole. Transcreva-a e justifique sua resposta.

A hipérbole, expressão exagerada e dramática de uma ideia, ocorre quando o autor descreve o movimento dos pássaros como "um turbilhão de asas e bicos revoluteava e se embaralhava".

É certo que provavelmente havia diversas aves no local, mas não o suficiente para provocar de fato um turbilhão.

Perguntas interessantes