5. Leia estas passagens do conto “Negrinha", de Monteiro Lobato. Nesse trecho, o narrador emprega duas vezes um mesmo adjetivo para caracterizar dona Inácia. a) Identifique-o e explique a diferença de sentido que ele apresenta nas duas ocorrências. b) Levando em conta a resposta ao item a, é válido afirmar que o narrador foi contraditório ao empregar o referido adjetivo para descrever a personagem? Justifique. c) É possível identificar, no primeiro parágrafo, algum indício do envolvimento emocional do narrador em relação à personagem que ele descreve? Justifique.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
27
a) O adjetivo excelente. No primeiro caso, o termo “excelente” refere às qualidades da senhora, que era uma boa pessoa e que sempre era denominada por boas características. O segundo “excelente” é usado para dizer que aquela pessoa sempre tratada como uma “boa” , tinha o habito de judiar das crianças.
b) Acredito que o termo empregado foi proposital, para dizer que a pessoa que sempre se referiam como alguém muito bondosa ( a sociedade a tinha por essa características) tinha o costume de judiar das crianças.
c) O termo "pobre órfã" mostra que o narrador tinha compaixão da situação da criança.
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás