5)
Indivíduo com 17 anos, branca, sexo feminino, com escoliose torácica direita de 20 graus (Figura 1), referindo dor na região tóraco-lombar ao deitar e dor e cansaço nos membros inferiores (MMII) principalmente após andar ou ficar muito tempo em pé. A curva lateral somente foi percebida após crescimento acelerado (por volta dos 14 anos). Os ângulos da curvatura da escoliose foram calculados segundo o método de COBB. A paciente foi atendida pelo método de RPG. Na (Figura 2 ) após o tratamento, a escoliose diminuiu em 10 graus. Houve também melhora com relação ao alinhamento das crista ilíacas.
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O alinhamento das cristas ilíacas, ao RX, mostrava uma diferença de um centímetro, sendo o membro inferior direito mais baixo que o esquerdo. Na segunda radiografia realizada após quatro meses, esta diferença passou a ser de 0,3 milímetros, havendo portanto um ganho de 0,7 milímetros. Com relação ao ângulo da curvatura, inicialmente este era de 20 graus e passou a 10 graus, havendo portanto um ganho no alinhamento vertebral.
PORQUE
II. Como na escoliose as vértebras inclinam-se para o lado da concavidade e a face anterior das vértebras gira para a convexidade, o trabalho de fisioterapia realizado com esta paciente, pautou-se no seguinte principio: estimular o alongamento longitudinal incluindo aí a concavidade, e ao mesmo tempo desrodar os corpos vertebrais.
Com relação as asserções, assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Resposta:
Explicação:
e)
As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
carlianecaliu:
Resposta correta
Respondido por
7
Resposta:
Letra E
Explicação:
Perguntas interessantes
Português,
3 meses atrás
Química,
3 meses atrás
Matemática,
3 meses atrás
Matemática,
3 meses atrás
História,
3 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás