5. Identifique a afirmação que se refere a Gregono de Matos:
a) No seu esforço da criação a comédia brasileira realiza um trabalho de critica que encontra
seguidores no Romantismo e mesmo no restante do século XIX
b) Sua obra é uma sintese singular entre o passado e o presente ainda tem os tomelos verbais
do Quinhentismo português, mas combina-os com a paixão das imagens pré-românticas
c) Dos poetas arcádicos eminentes, foi sem dúvida o mais liberal, o que mais
claramentemanifestou as ideias da ilustração francesa.
d) Teve grande capacidade em fixar num lampejoos vicios, os ridiculos, os desmandos do
poder local, valendo-se para isso do engenho artificioso que caracteriza o estilo da época
e) Sua famosa sátira à autoridade portuguesa na Minas do chamado ciclo do ouro é prova de
que seus talento não se restringia ao lirismo amoroso
6. Considere as afirmações que se seguem. Todas elas vinculam a poesia de Gregório de
Matos aos principios estéticos e ideológicos do Barroco brasileiro, exceto
a) A vertente lirica da poética de Gregório de Matos cultuou o amor feito de pequenos afetos
da meiga ternura e dos torneios gentis, tendo como cenário o ambiente campestre e pastoril.
b) O "Boca do Inferno" insurgiu-se não só contra os desinandos administrativos e politicos da
Bahia do século XVII, mas contra o próprio ser humano, que, na concepção do poeta, é por
natureza corrupto e mau
c) Os poemas religiosos de Gregório de Matos fundiram a contemplação da divindade, o
complexo de culpa, o desejo de arrependimento e o horror de ser pó, sensações, enfim,
freqüentes no atormentado espírito barroco.
d) O significado social do Barroco brasileiro foi marcante, uma vez que a poesia de Gregorio de
Matos revestiu-se de alto sentido crítico aos vicios e violências
da sociedade colonial.
e) A produção literária de Gregório de Matos dividiu-se entre a temática lirico-religiosa e uma
visão critica das mazelas sociais oriundas do processo de colonização no Brasil
Soluções para a tarefa
5. A alternativa correta sobre Gregório de Matos é a letra d) Teve grande capacidade em fixar num lampejo os vícios, os ridículos, os desmandos do poder local, valendo-se para isso do engenho artificioso que caracteriza o estilo da época
6. A única alternativa que não vincula à poesia de Gregório de Matos é a letra a) A vertente lírica da poética de Gregório de Matos cultuou o amor feito de pequenos afetos, da meiga ternura e dos torneios gentis, tendo como cenário o ambiente campestre e pastoril.
Gregório de Matos foi um poeta e escritor, e é considerado um dos maiores nomes do período barroco português e brasileiro. Como ele não tinha "papas na língua" e seus versos se apresentavam de maneira sarcástica, seu apelido se tornou “Boca do inferno”.
Entre suas principais temáticas, destacam-se três vertentes: poesia satírica, onde ele criticava a sociedade brasileira da época, poesia religiosa, onde ele falava sobre a religiosidade presente na sociedade, e poesia lírica, onde ele dissertava sobre o plano espiritual.
Essas vertentes não são tão observadas na atualidade, fazendo parte principalmente do século XVII.
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Gregório de Matos faz parte da Literatura Barroca (5-D, 6-A).
A literatura barroca no Brasil e no mundo é um estilo literário que perpassou a arte, a arquitetura, a pintura e várias outras manifestações sociais.
Tem como característica uma linguagem bastante formal, robusta, detalhada, sensuais e paradoxais.
A literatura Barroca utilizada de cultismo e conceptismo, ou seja, formalismo dos léxicos e trabalha com concepções filosóficas, teológicas e acadêmicas.
O Barroco (ou Seiscentismo) no Brasil teve sucesso através dos padres jesuítas, tendo como precursor Aleijadinho. Além dele, há: Bento Teixeira, Gregório de Matos, Manuel Botelho de Oliveira, Frei Vicente de Salvador e Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica.
O Barroco português teve como autor principal o Padre Antônio Vieira e suas obras “Sermões”.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/413570