5 exemplos de variação social/diastrática
Soluções para a tarefa
Explicação:
Variações diastráticas
As variações diastráticas, também chamadas de variações sociais, são variações que ocorrem de acordo com os hábitos e cultura de diferentes grupos sociais. Este tipo de variação ocorre porque diferentes grupos sociais possuem diferentes conhecimentos, modos de atuação e sistemas de comunicação.
Exemplos de variações diastráticas
Gírias próprias de um grupo com interesse comum, como os skatistas:
Prefiro freestyle.
O gringo tem um carrinho irado.
O silk do skate tá insano.
Jargões próprios de um grupo profissional, como os policiais e militares:
Ele deu sopa na crista.
Vamos na rota dele.
Não mexe com meu peixe.
Variação diastrática (variação social)
A variação diastrática é decorrente das diferenças socioculturais, já que o fato de as pessoas terem ou não acesso contínuo e prolongado a uma educação formal e aos bens culturais, como museus, cinemas, literatura, shows de cantores bem avaliados pela crítica especializada, leva-as a expressarem-se de maneiras diversas.
Por exemplo, os advogados normalmente utilizam uma linguagem mais formal no exercício da profissão, considerando-se que, em tese, tiveram todo um aparato, inclusive financeiro, para estabelecerem uma comunicação mais sofisticada. Em contrapartida, os empregados domésticos tendem a utilizar estruturas linguísticas mais coloquiais, resultado principalmente da privação econômica e, consequentemente, educacional e cultural.
Variação social ou diastrática são as variações que acontecem de um grupo social para outro, tais como a troca do "l" pelo "r", a redução do "r" no infinitivo, a redução dos ditongos, etc.
Variações linguísticas
Variação social ou diastrática são as diferenças entre os estratos socioculturais (culto, popular, padrão), a exemplo de uma conversa informal entre um jurista e um comerciante, ou em uma consulta médica onde há a utilização de muitos termos técnicos. As gírias também fazem parte desse tipo de variação e geralmente estão associadas à faixa etária do falante.
Exemplos:
- Uso de "r" pelo "l" em final de sílaba;
- Alternância de "lh" e "i";
- Redução dos ditongos;
- Redução do "r" do infinitivo;
- Tendência a tornar paroxítonas as palavras proparoxítonas.
Mais sobre variações linguísticas em:
https://brainly.com.br/tarefa/50640516
https://brainly.com.br/tarefa/30971840
#SPJ2