5 exemplos de alcoóis sua aplicação e fonte
Soluções para a tarefa
1. Metanol (ou álcool metílico; ou álcool da madeira): a principal aplicação é como combustível de aeromodelos e alguns carros de corrida. Também é usado na produção de biodiesel, de formol (aldeído fórmico) e de medicamentos. Sua fonte de obtenção, por muito tempo, foi a destilação seca da madeira, ou seja, na ausência de ar.
2. Etanol (ou álcool etílico): sua aplicação ocorre na produção de bebidas alcoólicas, como combustível de automóveis, é um desinfetante e antisséptico, também usado como solvente de tintas, perfumes e vernizes. A principal fonte de obtenção é por meio da fermentação de açúcares e de cereais, tais como cana-de-açúcar, beterraba, milho e arroz. Depois de fermentado, o álcool passa pela destilação.
3. Glicerol: (ou propanotriol, ou glicerina): é um triálcool, cuja aplicação envolve a fabricação de tintas e explosivos, como a nitroglicerina. Dado que suas moléculas estabelecem fortes ligações de hidrogênio com a água, tal característica permite a aplicação em cosméticos e doces, como emoliente (amaciante) para evitar a cristalização. A fonte de obtenção ocorre através de uma reação que origina sabão (chamada de saponificação), que ocorre entre os ésteres presentes nos óleos e gorduras e uma solução alcalina, como a soda cáustica (NaOH).
4. Sorbitol (ou hexano-hexol): Devido ao seu sabor doce, ele é utilizado na indústria alimentícia como um edulcorante, além da aplicação em pastas de dente (dentifrícios) como um umectante, pois impede a secagem do produto e melhora a consistência. A fonte do sorbitol é natural, dado que esta molécula é encontrada em várias frutas.
5. Xilitol: devido a ser um adoçante natural tem aplicação na produção de balas e gomas de mascar. A vantagem frente à sacarose é que além de não causar cáries, o xilitol ajuda a evitá-las. Também é usado como edulcorante em dentifrícios. Sua fonte de obtenção é através da hidrogenação catalítica da xilose, apesar de estar presente em muitos vegetais como o milho, a ameixa, a framboesa e em alguns cogumelos.
Espero ter ajudado!