5 — Entre as matérias-primas que os escultores do barroco mineiro tiveram que utilizar para substi-
tuir pedras nobres, como o mármore, a principal era:
a) O granito.
b) A pedra-pomes.
c) O quartzo.
d) A pedra-sabão.
e) O bronze.
6 — FUNIVERSA (2015)
No Brasil, durante o período colonial, os negros estavam presentes na produção artística de obras
de artes plásticas e arquitetônicas, tanto por haver artistas e artesãos afrodescendentes, quanto
por estarem representados em algumas obras. Considerando esse contexto, é correto afirmar
que a pintura da abóbada da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto/MG, foi realizada em
1812, pelo artista barroco
a) Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho.
b) José Joaquim da Rocha.
c) Manuel da Costa Ataíde.
d) Valentim da Fonseca e Silva, conhecido como Mestre Valentim.
e) Luís da Fonseca Rosa.
7 — “Na pintura do barroco mineiro seu trabalho se destaca nos forros de igrejas e revela excepcional
domínio da perspectiva. Seu talento também pode ser visto nas telas e nos painéis pintados para
as sacristias e as paredes laterais.” O artista a quem o texto se refere é:
a) Manuel da Costa Ataíde
b) Aleijadinho
c) Mestre Valentim
d) Frei Jesuíno
e) Manuel Ferreira.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 — A Arte Colonial no Brasil estava voltada principalmente para temas religiosos, pois a Igreja Católica era a que mais investia na arte.
O destaque eram pinturas e esculturas usadas para ornamentar igrejas.
2 — A relação da religiosidade e da Igreja Católica com a arte no Período Colonial.
> A Igreja Católica investia bastante na arte nesse período por meio de pinturas e esculturas de santos, anjos, etc, que ornamentavam conventos e igrejas.
3 — ENEM (2013) Profundamente religiosa, a obra de Aleijadinho revela:
D) personalidade, modelando uma imagem sacra com feições populares.
> As obras de Aleijadinho tinham muita personalidade no traço, além de representar imagens sacras com feições populares, pois são inspiradas nas expressões físicas do povo.
4 — UNIRIO (2016) A alternativa que NÃO condiz com este artista e sua obra é:
Alternativa A.
> Na verdade, as estátuas dos 12 profetas fica, no adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, no município de Congonhas.
5 — Entre as matérias-primas que os escultores do barroco mineiro tiveram que utilizar para substituir pedras nobres, como o mármore, a principal era:
D) A pedra-sabão.
6 — FUNIVERSA (2015) Considerando esse contexto, é correto afirmar que a pintura da abóbada da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto/MG, foi realizada em 1812, pelo artista barroco:
C) Manuel da Costa Ataíde.
7 — “Na pintura do barroco mineiro seu trabalho se destaca nos forros de igrejas e revela excepcional domínio da perspectiva. Seu talento também pode ser visto nas telas e nos painéis pintados para as sacristias e as paredes laterais.” O artista a quem o texto se refere é:
A) Manuel da Costa Ataíde
5- D) A pedra-sabão.
6- C) Manuel da Costa Ataíde.
7- B) Aleijadinho.