5. É imperativo lembrar que B2B significa business-to-business (de negócios para negócios), enquanto B2C significa business-to-consumer (de negócios para consumidores).Assim, as empresas B2B vendem produtos e serviços diretamente a outras empresas. Tais produtos ou serviços podem incluir desde software de gestão até serviços de marketing ou material de escritório. Por outro lado, as empresas B2C vendem produtos e serviços a clientes para uso pessoal.
Considerando esses aspectos, selecione a opção que explicita corretamente as diferenças entre o marketing B2B e B2C.
A. O marketing B2B deve enfatizar como os benefícios dos produtos ou serviços permitem que os compradores economizem tempo ou dinheiro, enquanto no marketing B2C o foco deve ser no produto ou serviço em si.
B. O marketing B2C deve ser claro no seu apelo aos benefícios perceptíveis daquilo que é oferecido, isso em termos de vantagens claras de economia de recursos financeiros ou temporais.
C. O marketing B2C tem como alvo clientes corportivos e estabelecer relações de longo prazo com empresas que precisam adquirir insumos de diferentes tipos para manter suas operações.
D. A principal diferença do marketing B2B para o marketing B2C é que esse último estabelece diversas interfaces diretas com várias agências governamentais e com os seus procedimentos.
E. O marketing B2B se difere do marketing B2C na medida que é engendrado normalmente por empreendedores individuais que buscam estabelecer vínculos com consumidores individuais finais.
Soluções para a tarefa
Resposta: A.
O marketing B2B deve enfatizar como os benefícios dos produtos ou serviços permitem que os compradores economizem tempo ou dinheiro, enquanto no marketing B2C o foco deve ser no produto ou serviço em si.
Explicação: Uma das características basilares do marketing B2B é que deve concentrar suas formas de promoção nos benefícios e vantagens em termos de economia de tempo e dinheiro que a aquisição dos produtos ou serviços da empresa fornecedora pode trazer as empresas compradoras. Diferentemente do marketing B2C, que deve se concentrar no produto ou serviço em si enquanto símbolo de status e nos aspectos emocionais e afetivos que a aquisição podem trazer ao consumidor final.
Estão incorretas as opções que sugerem que o marketing B2C seria orientado às empresas, pois essa modalidade é norteada em direção aos consumidores finais. Além disso, está errada a alternativa que propõe que o marketing B2C deveria enfatizar as vantagens em termos de economia recursos financeiros ou temporais que o produto ou serviço traz, pois esse é o foco do marketing B2B. Na mesma medida, está incorreta a alternativa que propõe que o marketing B2C seria destinado às agências governamentais, porque este focaliza, na verdade, os consumidores individuais finais. Por fim, está incorreta a opção que sugere que o marketing B2B seria oriundo, principalmente, de empreendedores individuais e que estaria orientado aos consumidores individuais finais, pois esse, de fato, ocorre a partir da relação entre empresas, tanto fornecedoras quanto compradoras.