5. Diga qual o sentido da palavra destacada em cada caso. a) Aquele menino do nono ano é um gato. b) Foram processados por fazerem um gato na rede elétrica. c) Os boia-frias eram aliciados por um gato. d) Camila usava grampo nos cabelos. e) As gravações telefônicas foram possíveis porque fizeram um grampo. f) Carla é uma fera em informática. g) É preciso domar a fera antes de adestrá-la. h) Ela ficou uma fera porque ele estragou a almofada.
Soluções para a tarefa
O exercício aborda a linguagem conotativa, que nada mais é quando empregamos o uso de uma palavra dentro de uma frase de modo que ela tenha um significado diferente de seu significado literal e primário.
No caso da primeira frase, a palavra "gato" está sendo usada como sinônimo de "bonito", mas na segunda frase representa uma ligação elétrica ilegal e na terceira frase identifica um recrutador.
Na quarta frase, a palavra "'grampo" se refere a uma presilha, enquanto na quinta frase se refere a uma escuta realizada por aparelhos eletrônicos.
Na sexta frase, a palavra "fera" é empregada como um sinônimo de "muito bom". Já na sétima frase se refere a um animal selvagem e na oitava aparece como um sinônimo de "furiosa".
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/24711852
Resposta:
Primeira frase: está sendo usada como sinônimo de "bonito",
mas na segunda frase representa uma ligação elétrica ilegal
e na terceira frase identifica um recrutador.
Na quarta frase, a palavra "'grampo" se refere a uma presilha
, enquanto na quinta frase se refere a uma escuta realizada por aparelhos eletrônicos.
Na sexta frase, a palavra "fera" é empregada como um sinônimo de "muito bom"
.Já na sétima frase se refere a um animal selvagem
e na oitava aparece como um sinônimo de "furiosa".