5 diferenças entre as teorias heliocentricas e geocentricas
Soluções para a tarefa
Resposta:
GEOCENTRISMO:
O geocentrismo foi baseado na observação terrestre e, do ponto de vista da Terra, se tem a impressão que a Terra não se move e sim o céu. Por isso, acreditava-se que o céu seria um cristal e as estrelas estariam fixas.
A palavra geocentrismo vem de "Geo" (terra) e o vocábulo "centro", em outras palavras, a Terra seria o centro do universo.
O modelo geocêntrico foi elaborado na Antiguidade por Hiparco e mais tarde, seria retomado e expandido por Cláudio Ptolomeu.
A teoria geocêntrica foi defendida pela Igreja Católica durante muito tempo, porque coincidia com os ensinamentos encontrados na Bíblia.
HELIOCENTRISMO:
Heliocentrismo é o nome do modelo estrutural cosmológico que coloca o Sol no centro do universo.
A palavra vem da junção dos vocábulos gregos Helios – Sol e Kentron – centro. Opõe-se ao geocentrismo, que colocava a Terra (geo) no centro do universo.
Também opõe-se ao Teocentrismo, em que Deus é visto como o centro do Universo.
Pela teoria do heliocentrismo, o Sol permanece estacionado no centro do universo orbitado por planetas e demais corpos celestes.
Embora tenha sido levantado por diversos pesquisadores, foi o polonês Nicolau Copérnico (1473-1543) quem apresentou em 1530, o modelo matemático que mais se aproxima do heliocentrismo após cerca de 30 anos de observações.