5- De acordo com o texto, qual foi o legado que a chamada Era Vargas deixou para o governo Jucelino Kubitschek (JK).
Soluções para a tarefa
Resposta:
Podemos dizer que o legado da era GV para o governo JK foi uma sociedade otimista e crente no crescimento econômico do Brasil.
Quando Getúlio Vargas deixou o cargo e este foi ocupado por Juscelino Kubitschek, o país estava a pleno crescimento e, principalmente, com uma esperança e promessa de desenvolvimento econômico e industrial.
Getúlio havia criado agências para estudar e implementar políticas de desenvolvimento. Além dessas, todas as ações de GV eram embasadas em um forte nacionalismo e estatismo.
Outro legado mais específico que podemos nos referir foi o planejamento de uma indústria automobilística em território nacional.
Boa tarde!
A Era Vargas se trata de:
-> Governo Provisório: 1930-1934
-> Governo Constitucional: 1934-1937
-> Estado Novo: 1937-1945
O Estado Novo foi uma ditadura, a partir do momento que partidos políticos foram proibidos (principalmente os comunistas), além de não haver eleições e forte controle da mídia (e censura) pela DIP.
Entretanto, esse período teve uma forte industrialização. Então, o legado foi composto por:
-> Companhia Siderúrgica Nacional (1940) - recebeu investimentos dos EUA, para que o Brasil enviasse a FEB (Força Expedicionária Brasileira, em 1943) e para fornecer aço.
-> Companhia Vale do Rio Doce (1942)
-> Fábrica Nacional de Motores (1943)
-> Fábrica Nacional de Álcalis (1943)
-> Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945).
-> Forte industrialização
-> CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas
Após Vargas ser forçado a renunciar, Dutra foi eleito de forma legítima e estava transformando o Brasil em um país liberalista econômico. Porém, Vargas se elegeu de maneira legítima e defendia o desenvolvimentismo, coisa que JK também acabou fazendo, quando o Governo interviu na economia. Por mais que criou o BNDES e a Petrobras, quando Vargas estava sendo pressionado de todos os lados a renunciar, por conta de um atentado contra Carlos Lacerda, ele se su1cid0u.
Esse ato estratégico causou uma forte comoção no país. Ou seja, JK foi eleito mas também teve que assumir um país que se sentia culpado pelo suicídio do Vargas.
A resposta ficou um pouco larga, pois precisamos de todo o contexto. Mas pode colocar apenas as indústrias/companhias e sobre o suic1d10 de Vargas.
Espero ter ajudado.