5) Considerando-se as relações internacionais presentes na conjuntura pré-1ª Grande Guerra, podemos afirmar que: I - As rivalidades anglo-germânicas foram agravadas pela construção da Estrada de Ferro Berlim-Bagdá. II - As pretensões da Rússia de dominar os Estreitos de Bósforo e Dardanelos aumentaram os seus conflitos com o Império Turco. III - As desavenças entre a Sérvia e o Império Austro-Húngaro estavam diretamente ligadas à disputa pela anexação da Bósnia-Herzegovina pela Inglaterra. IV - A morte do futuro Imperador Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, em Sarajevo, na Bósnia, precipitou o início da Guerra. V - A união da Inglaterra, França e Japão para formar a Tríplice Entente foi uma maneira de neutralizar a Tríplice Aliança, que unia Alemanha, Rússia e Itália. Estão corretas as afirmativas: a) somente I, II e III. b) somente I, II e IV. c) somente I, III e V. d) somente II, III e IV. e) somente III, IV e V.
Soluções para a tarefa
Resposta:a letra B está correta
I. Correto. A construção da ferrovia agravou as tensões entre Inglaterra e Alemanha, tendo em vista a disputa colonial na região do Oriente Médio e pela área de influência na região dos Bálcãs.
II. Correto. Os mencionados estreitos eram de interesse da Rússia para permitir a navegação para o Mediterrâneo e Atlântico a partir de seus portos localizados no Mar Negro. Contudo, essa região também era de acentuado interesse do Império Turco-Otomano, que passava por uma grave crise interna.
III. Incorreta. A Bósnia-Herzegovina não estava sob possibilidade de anexação pela Inglaterra, ainda que fosse objeto de desavenças entre Sérvia e o Império Austro-Húngaro.
IV. Correta. A morte do Imperador Francisco Ferdinando é vista como o estopim da Primeira Guerra Mundial.
V. Incorreta. A Tríplice Entente foi formada por Inglaterra, França e Rússia, e não pelo Japão. Por sua vez, a Tríplice Aliança era composta pela Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro.