Geografia, perguntado por md996421, 6 meses atrás

5-COLTEC – UFMG 2018 - Sobre a industrialização brasileira, são feitas as seguintes afirmativas.I. Apesar de o país possuir um parque industrial muito diversificado, não ocorreu a adoção do fordismo, baseado na produção em grande escala, na linha de montagem em série e no controle de qualidade ao final da produção, como forma de organização do trabalho.II. Desde o final do século XIX, a industrialização brasileira, com forte intervenção do Estado, primou em se organizar no Toyotismo, mantendo estoques mínimos de produtos, realizados por “equipes de trabalho”, que participam de todas as fases produtivas, em ilhas de produção.III. Após a II Guerra Mundial, a industrialização brasileira foi intensificada com forte intervenção estatal, que impôs elevadas tarifas de importação, para diversos bens de consumo, objetivando atrair investimentos estrangeiros para o território brasileiro.IV. Uma das características da Terceira Revolução Industrial é a formação de tecnopolos. Entretanto, tal fenômeno não ocorreu no Brasil, que preferiu manter a antiga organização Taylorista/Fordista de produção industrial. * 1 ponto A) I e II. B) II e IV. C) III apenas. D) IV apenas. E) I e IV​

Soluções para a tarefa

Respondido por nataliafransantos
0

Sobre as particularidades da industrialização brasileira está correto afirmar que: "Após a II Guerra Mundial, a industrialização brasileira foi intensificada com forte intervenção estatal, que impôs elevadas tarifas de importação, para diversos bens de consumo, objetivando atrair investimentos estrangeiros para o território brasileiro."  (alternativa c)

A industrialização brasileira

A industrialização brasileira, teve início na década de 1930, com a chegada de Getúlio Vargas ao poder. Antes desse período, o país havia passado apenas por alguns surtos industriais.

Através de uma intensa intervenção estatal o país começou o seu processo de industrialização a partir do investimento nas indústrias de base, ao mesmo tempo que tentava desenvolver o mercado interno e a indústria nacional, adotando a política de substituição de importações.

No contexto da Segunda Guerra Mundial, os países passaram a voltar a sua indústria para produção de artefatos de guerra, o que contribuiu para que a indústria nacional tivesse incentivo para a produção do mercado interno.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre a industrializaçã brasileira em: https://brainly.com.br/tarefa/36514084

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes