5. (BQ/Anglo) Observe o mapa de uma migração inter-regional para responder às perguntas a seguir.
6. (BQ/Anglo) As dificuldades de relação do homem com a natureza podem ser enormes, em especial se a região na qual uma população vive é muito pobre. Sobre o tema, leia o texto a seguir, que descreve um programa do Profissão Repórter, da TV Globo:
Em Pernambuco, um milhão de cabeças morreu por falta de pasto, isso representa 40% do rebanho do estado. O trabalho para tentar salvar o gado que ainda resta começa de madrugada. Os pecuaristas saem em busca de uma planta chamada macambira, mas o esforço muitas vezes é em vão. Apenas um dos pecuaristas entrevistados na reportagem perdeu 100 bois.
Na Paraíba, Felipe mostra a situação dos pequenos fazendeiros, muitos analfabetos. Eles tomaram empréstimos no passado e não conseguem pagá-los. Em protesto, um grupo levou carcaças de boi para a frente do banco.
A repórter Valéria Almeida voltou para a cidade de São Raimundo Nonato, no Piauí. Ela mostra a situação de uma mesma família um ano depois. Ana Lucia e Hideraldo são agricultores, mas não conseguem tirar nada da terra. Alimentam a família com o que recebem do auxílio do governo e alguma caça. Chegam a pegar pombos. A água para cozinhar e beber vem de uma poça que se forma quando chove um pouco.
Profissão Repórter. Acesso em: 11.set.13. Adaptado.
Considerando as informações do texto, a regionalização do Brasil e as características dos Biomas do Brasil, responda as questões a seguir.
a) Qual é o problema natural que atinge a região comentada?
b) Em que região brasileira esse fato ocorre frequentemente? Por quê?
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
A) a falta de água e pobreza B) no nordeste, pois eles está muito perto da linha do Equador então não chove muito, e uma região muito pobre pela falta de água, muitos não vão a escola.
Explicação:
espero ter ajudado :)
Perguntas interessantes
Química,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás