Administração, perguntado por danny07mendes, 1 ano atrás

5) Baseado no pensamento de Descartes, avalie as afirmações a seguir: I. Está convencido de que é possível vencer os efeitos das origens dos erros ao apelar para uma reforma do entendimento e das ciências. II. É o próprio sujeito do conhecimento que vai agir contra os efeitos do erro ao decidir e optar pela necessidade de encontrar fundamentos seguros para o saber. Para tal, Descartes criou um procedimento: a dúvida metódica. III. O conhecimento sensível – que é composto pela sensação, percepção, imaginação, memória e linguagem –, é a causa do erro e deve ser afastado. Já o conhecimento verdadeiro é puramente intelectual, parte das ideias inatas e controla, através de regras, as investigações filosóficas, científicas e técnicas. É correto o que se afirma em: Alternativas: a) As afirmações I e II são corretas. b) A afirmação I é correta. c) A afirmação II é correta. d) As afirmações I, II e III são corretas. e) As afirmações II e III são corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por castellerkarol
0

d) As afirmações I, II e III são corretas. Resposta Certa

Explicação: Como Bacon, Descartes também está convencido de que é possível vencer esses efeitos, graças a uma reforma do entendimento e das ciências. (Descartes não pensa na necessidade de mudanças sociais e políticas, diferindo de Bacon nesse aspecto.)

Essa reforma pode ser feita pelo sujeito do conhecimento, se este decidir e deliberar pela necessidade de encontrar fundamentos seguros para o saber. Para isso Descartes criou um procedimento, a dúvida metódica, pela qual o sujeito do conhecimento, analisando cada um de seus conhecimentos, conhece e avalia as fontes e as causas de cada um, a forma e o conteúdo de cada um, a falsidade e a verdade de cada um e encontra meios para livrar-se de tudo quanto seja duvidoso perante o pensamento.

Para Descartes, o conhecimento sensível (isto é, sensação, percepção, imaginação, memória e linguagem) é a causa do erro e deve ser afastado.  

O conhecimento verdadeiro é puramente intelectual, parte das idéias inatas e controla (por meio de regras) as investigações filosóficas, científicas e técnicas.

Perguntas interessantes