5.Apesar de ser predominante, o método empírico na Criminologia não é o único. Embora o método empírico tenha sido útil para a origem e individualização da Criminologia como ciência, não se pode deixar de considerar o(s) método(s) defendido(s) pelas concepções críticas. Algumas características do método crítico (histórico/dialético), que permitem uma compreensão ampla e complexa da realidade criminal, afirmam que alguns procedimentos deverão: I- Ser qualitativos e não somente/necessariamente quantitativo. II- Reconhecer os fenômenos como histórica e culturalmente únicos. III- Fazer uma análise desintegrada e reflexiva sobre os demais. IV- Não perder de vista um compromisso transformador da realidade. Assinale a alternativa CORRETA: a) As sentenças II e III estão corretas. b) As sentenças III e IV estão corretas. c) Somente a sentença I está correta. d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
6.Para o pensamento criminológico clássico, o ser humano era considerado racional, livre e igual, que vive em sociedade como uma contingência derivada de um contrato social. Em tal ótica, a pena deveria ser útil, proporcional e justa, sendo o crime uma espécie de retorno ao passado selvagem quando não havia o estado de civilização. Com relação ao nome do principal representante da Escola Clássica, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal. ( ) Cesare Bonesana, o Marquês de Beccaria. ( ) Raffaele Garofalo. ( ) Enrico Ferri. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) F - F - V - V. b) F - V - F - F. c) V - F - V - V. d) V - F - F - V.
Soluções para a tarefa
5.
I- Ser qualitativos e não somente/necessariamente quantitativo.
Correto. A partir de uma abordagem qualitativa é possível se chegar a novas conexões sobre os dados, e não apenas o acumulo de números.
II- Reconhecer os fenômenos como histórica e culturalmente únicos.
Falso. Nenhum evento é histórica e culturalmente único, mas sempre interrelacionado.
III- Fazer uma análise desintegrada e reflexiva sobre os demais.
Falso. A análise deve ser integrada e reflexiva-crítica, sobre o caso e sobre os demais casos relacionados.
IV- Não perder de vista um compromisso transformador da realidade.
Correto. Há uma preocupação com a transformação social na abordagem histórico-crítica.
6.
Dos pensadores apontados, o único que pertence a escola clássica de criminologia, que entende o mundo a partir de uma visão contratualista, é o aristocrata milanês CEsare Beccaria, o Marquês de Beccaria.
Resposta:
5) d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
Explicação: