5.
Analise a seguinte situação-problema:
Professora Tânia, durante o último bimestre letivo, recebeu em sua sala de aula uma discente do curso de graduação em Educação Física que, na ocasião, estava sendo financiada pelo Programa de Iniciação a Docência (PIBID). Essa acadêmica, durante o estágio formativo na disciplina, realizou observação da prática docente e analisou a relação professor-aluno. Com o término do estágio da graduanda, professora Tânia recebeu uma cópia do relatório que a bolsista fizera avaliando sua conduta profissional.
Veja um trecho desse relatório:
Prezada coordenadora pedagógica,
Agradeço a parceria e a oportunidade de concretizar meu estágio formativo na disciplina de Educação Física escolar sob a responsabilidade da professora Tânia. Saliento os seguintes aspectos observados:
Postura da docente: mediadora, aberta ao diálogo com os alunos, com adaptação das regras das atividades, a fim de que os discentes pudessem participar ativamente das práticas corporais e otimizar a aprendizagem.
Conteúdo abordado: parkour, skate, corrida de orientação e queimada. Em cada aula havia um período destinado a apresentar ou elaborar com os alunos o material didático a ser utilizado.
Avaliação: formativa, ao término das aulas, e autoavaliação dos alunos.
Uma vez identificado que, durante as aulas de Educação Física escolar, a docente se portou como uma mediadora entre o conhecimento e o discente, selecione a alternativa que apresenta a relação professor-aluno enfatizada, bem como as unidades temáticas da BNCC trabalhadas nesse último bimestre letivo:
Resposta correta.
C.
Relação professor e aluno participativo. Unidades temáticas de práticas corporais de aventura e de jogos e brincadeiras.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Relação professor e aluno participativo. Unidades temáticas de práticas corporais de aventura e de jogos e brincadeiras.
Explicação:
O professor de Educação Física deve se portar como um mediador entre o conhecimento e discente. A relação entre o docente e o discente é de professor e aluno participativo, pois se almeja que o aluno possa vir a ser protagonista do seu processo de aprendizagem. Os conteúdos abordados se referem às seguintes unidades temáticas da BNCC: (i) práticas corporais de aventura, caso do parkour, do skate e da corrida de orientação; e (ii) jogos e brincadeiras, caso da queimada. A unidade temática de práticas corporais de aventura se ramifica em práticas urbanas (parkour e skate) e na natureza (corrida de orientação). Desse modo, a professora abordou essas duas especificidades da unidade temática práticas corporais de aventura.
Resposta:
C.Relação professor e aluno participativo. Unidades temáticas de práticas corporais de aventura e de jogos e brincadeiras.
Explicação: