Português, perguntado por RafaelCooper1820, 1 ano atrás

5.A hipérbole, como sabemos, é uma figura de linguagem que consiste no emprego de palavras e expressões com significadc intencionalmente exagerado, a fim de se obter um determinadc efeito expressivo.Compare, entào, os dois trechos de poemas a seguir:TEXTO 1A montanha pulverizada[-]Britada em bilhões de lascas deslizando em correia transportadora entupindo 150 vagões no trem-monstro de 5 locomotivas - o trem maior do mundo, tomem nota -foge minha serra, vai deixando no meu corpo e na paisagem mísero pó de ferro, e este não passa.Carlos Orummond de Andrade, ftortempo. São Paulo: Companhia das Letras. © GrafiaDrummond. www.carlosdrummond.com.br.TEXTO 2Debaixo do tamarindoNos tempos de meu Pai, sob estes galhos,Como uma vela fúnebre de cera.Chorei bilhões de vezes com a canseira De inexorabilíssimos trabalhos! [...]Augusto dos Anjos. Os melhores poemas de Augusto dos Anjos.Sào Paulo: Global, 1986. p. 50.Em qual dos dois ocorre emprego hiperbólico de numeral? Justifique sua resposta, explicando que efeito o poeta procurou obter ao recorrer à hipérbole.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por eulucioaraujo
8

Olá!


Ocorre o emprego hiperbólico de numeral no texto 2.


O texto 1 emprega a expressão "bilhões" em uma situação realmente possível de ocorrer.


Já a expressão "chorei bilhões de vezes" presente no texto 2 enuncia uma situação humanamente impossível de acontecer na realidade.


O autor se utilizou desse exagero para enfatizar o quanto sofreu com tais trabalhos (aos quais se referiu como "inexorabilíssimos") que realizava no passado.


Espero ter ajudado, um abraço! :)

Perguntas interessantes