2. (UFPE/UFRPE) Leia este trecho de crônica:[...] Não é somente pela gíria que a gente é apanhado. (Aliás, já não se usa mais a primeira pessoa, tanto do singular como do plural: tudo é ‘a gente'.) Aprópria linguagem corrente vai-se renovando [...]Fernando Sabino. Fo/to de S. Paulo, 13 abc. 1984.0 autor do texto constata que “já não se usa mais a primeira pessoa, tanto do singular como do plural: tudo é “a gente”. Sobre os usos dos pronomes pessoais, no português brasileiro, analise as afirmações a seguir.1)A forma "a gente", que tem prevalecido em relação a "nós", é uma das marcas do uso informal da língua.2)Uma construção como "nós estudamos" apresenta duas marcas de"pessoa", uma das quais se encontra inserida na forma verbal.3)Fademos afirmar que a forma "vós" para designar a segunda pessoa do plural, foi, na língua corrente, substituída pela forma "vocês".4)Nos usos do Brasil, convivem duas formas de segunda pessoa do singular "tu" e "você".Estão corretas:a)le4apenas.b)1 e 3 apenas.c)2e3apenas.d)2,3 e4 apenas.•) 1,2,3 e 4.
Soluções para a tarefa
Bom dia, tudo bem?
A princípio deve-se analisar as questões.
O número 1 afirma que o termo “a gente” é mais usado do que “nós”, sendo o uso informal da língua portuguesa. Pode-se afirmar que isso é verdade, a maior parte das pessoas fazem o uso do termo, tanto em linguagens mais informais quanto formais.
O número 2 afirma que o termo “nós estudamos” refere-se a duas pessoas, sendo formadas do singular entre “EU” e “TU ou ELA/ELE”.
O número 3 afirma que o termo “VÓS” foi substituído por “VOCÊS”. Esse fato também é considerado como verdadeiro, já que o termo “vós” é pouco usado nos textos.
O número 4 afirma que no português a segunda pessoa do singular pode ser usada tanto “TU” quanto “VOCÊ”. O que deve ser levado em consideração é que na linguagem formal da língua portuguesa deve-se usar “TU”, com a devida conjugação.
Com base nisso, pode-se afirmar que todas as alternativas estão corretas. Portanto, letra E.