5. A Guerra Fria acabou em finais da década de 1980 e início dos anos 1990. Dois fatos marcaram o fim da Guerra Fria no mundo. São eles:
a) A queda da Muralha da China, em 1989, e o fim da União Europeia, em 1990.
b) O fim da Alemanha, em 1989, e a queda do Muro da China, em 1991.
c) A queda do Vietnã, em 1990, e o fim da Guerra da Coreia, em 1989.
d) A queda do Muro de Berlim, em 1989, o fim da União Soviética, em 1991.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D
Explicação:
Com a situação insustentável da união soviética, diversos territórios fizeram separação do então território unificado da urss, com a insatisfações populares e pressões políticas externa fizeram com que a um união soviética viesse a ser dissolvida.
A queda do muro de Berlim foi um marco, pois ele dividia a Alemanha em 2, mas na verdade era um símbolo de um mundo divido por dois sistemas econômicos, o socialista e capitalista.
Resposta:
Explicação:
No ano de 1989, o filósofo e economista Francis Fukuyama publicou um artigo que ficaria mundialmente conhecido, intitulado de “O fim da história”. Nele o autor afirmava que, na época, a humanidade se encontrava diante do final de um ciclo iniciado em 1789, com a Revolução Francesa, e encerrando em 1989, com o fim da Guerra Fria, marcada pela queda do muro de Berlim, no qual se findariam as disputas de grandes ideais em oposição, que tinham por objetivo transformar, de maneira concreta, a vida, a sociedade e a política, dando ênfase a um único modelo que passaria a ser considerado referência para o mundo: o liberalismo.
Fonte: Texto elaborado para esta questão.
Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Com o término da Guerra Fria, o ideal liberal foi elevado à categoria de uma ideia-força na condução político-econômica das sociedades.
II. Após a dissolução do bloco soviético, de maneira automática, os países antes comunistas passaram a adotar uma política liberal.
III. Apesar do término da Guerra Fria, o comunismo manteve seu papel de oposição política ao ideal liberal, transformando regimes políticos até a contemporaneidade.