Filosofia, perguntado por cbdpnormal, 1 ano atrás

4ª QUESTÃO

"A teologia da criação é indubitavelmente uma das áreas mais fundamentais da teologia. Sobre a Teologia da Criação se constroem inúmeras teorías teológicas que se relacionam com vários campos, desde a ética até a soteriologia. Ela é também uma das áreas que vêm emergindo com maior força no âmbito das discussões socioambientais teológicas." (TADA, 2015. p. 73). Avalie a alternativa abaixo.

I- Dentre as muitas teologias possíveis, a América Latina tem sido pioneira também na produção de teologias da criação que contemplem a preocupação com o meio ambiente.

II- O teólogo brasileiro que se destacou há algumas décadas na luta pelos direitos dos pobres, agora protagoniza a luta pelos direitos da natureza.

III- Somente assim, na preocupação e responsabilidade contínua com toda a criação, é que se pode respeitar o intento do criador e não pecar contra ele.

IV- Tal teologia propõe que a responsabilidade do sujeito humano para com todos e tudo que foi criado consigo seja ilimitada. Somente

V- Além disso, se a teologia de hoje não se atualizar em tal sentido, corremos grande risco de nos tornarmos uma ciência obsoleta, que caminha não para o desenvolvimento, mas para o ostracismo.

É correto apenas o que se lê em.
ALTERNATIVAS


Todas as alternativas estão corretas, com exceção da afirmativa I.


Todas as alternativas estão corretas.


Todas as alternativas estão corretas, com exceção da afirmativa III.


Todas as alternativas estão corretas, com exceção das afirmativas I e III.


Todas as alternativas estão corretas, com exceção das afirmativas IV e V
5ª QUESTÃO
"A América Latina tem um histórico preponderante de militância social. As desigualdades sociais e os regimes ditatoriais formaram algumas gerações de pensadores voltados à questão social." (TADA, 2015, p. 57). Analise as afirmações abaixo.

I- É necessário que se compreenda o contexto no qual estavam inseridos os pensadores que realizaram os primeiros diálogos no âmbito da teologia com a economia.

II- Uma das principais críticas em relação à preocupação econômica da teologia diz respeito à falta de sucesso das ideologias defendidas pelas militâncias religiosas-sociais.

III- A miséria, a fome, a falta de acesso à saúde e educação, não são consequências do sistema capitalista.

IV- Na questão econômica a teologia aponta para a possibilidade de idolatria quando um meio se torna um fim, ou seja, quando há um engano em relação ao objetivo que buscamos por meio da prática de nossa fé.

É correto apenas o que se lê em.
ALTERNATIVAS


I, II e III.


II,III e IV.


I, III e IV.


I, II e IV.


I, II, III e IV.
6ª QUESTÃO

"Sem uma crítica radical à lógica sacrificial presente no inconsciente coletivo ou no fundo das nossas culturas, a crítica radical ao sistema de mercado global não será eficaz. Para isso, é preciso começar com uma afirmação teológica básica" (SUNG, 2011, p. 40 apud Tada, 2015, p 60). Considerando o relatado no texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

A crítica a essa espiritualidade de consumo (com a apresentação de outro tipo de espiritualidade realmente humanizadora) não pode significar a crítica ao consumo como tal.

Por que

Consumir faz parte do viver humano. Não conseguimos viver sem consumir alimentos, bebida, habitação, vestimentas etc.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS


As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda é uma proposição falsa.


A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira.


As duas asserções são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Everaldo123456
3
6ª QUESTÃO

*As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


Respondido por WeltonMoura
3
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Perguntas interessantes