História, perguntado por nascimentoelain6590, 11 meses atrás

47Os chamados Atos de Navegação, instituídos na Inglaterra em 1651,A eram recomendações teóricas que buscavam estimular o livre comércio internacional.B constituíram-se como um instrumento jurídico que proibia o tráfico de escravos para a América inglesa.C foram uma forma de articulação entre a Inglaterra e o poderio naval holandês frente ao poderio ibérico.D estabeleceram regras para a navegação maritima visando combateras práticas de pirataria.E eram um conjunto de leis que ampliavam o controle metropolitano inglês sobre as suas colônias.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
175

Os Atos de Navegação eram instrumentos legais que ampliavam o controle do Estado Inglês sobre as suas colônias, que haviam sido inicialmente estabelecidas com o objetivo de abrigar os "indesejáveis" da sociedade europeia (adeptos de religiões protestantes e outras pessoas vistas como causa de desarmonia social pelo governo) e que ainda gozavam de um grau relativamente alto de autonomia.

Com estes Atos a Inglaterra reforçou o seu controle sobre as colônias, organizou a ocupação militar, a administração e a remessa de taxas coloniais, estabelecendo um novo tipo de relação, baseada na supremacia marítima inglesa, com os territórios coloniais.

É correta a alternativa E.

Respondido por juscelino765
28

Resposta:

Alternativa correta letra E) eram um conjunto de leis que ampliavam o controle metropolitano inglês sobre as suas colônias.

Explicação:

Durante a década de 1650, o governo republicano e puritano de Oliver Cromwell decretou diversos Atos de Navegação, visando atender aos interesses da cada vez mais forte burguesia mercantil inglesa.

Seguindo a lógica mercantilista, tais leis proibiam a entrada, nos portos ingleses, de barcos estrangeiros que transportassem mercadorias que não tivessem sido produzidas nos respectivos países de origem; obrigavam a que todo o comércio entre as colônias e a Inglaterra fosse feito apenas por navios ingleses e impuseram aos colonos que comercializassem os seus produtos apenas com a Inglaterra e só nela comprassem o que necessitavam.

Dessa forma, os Atos de Navegação, além de impulsionarem a marinha mercante inglesa, também ampliaram o controle do Reino sobre suas colônias.

Perguntas interessantes