47Em 1776, foi declarada a emancipação política dos Estados Unidos. Comparando o processo deindependência estadunidense com outros casos na América, podemos afirmar queA a independência dos Estados Unidos foi pacífica, semelhante ao processo brasileiro e diferente do restante da América espanhola, caracterizado pelas guerras contra forças metropolitanas.B a escravidão não foi abolida pelo governo dos Estados Unidos no momento da independência política, de maneira semelhante ao que ocorreu no Brasil e na maior parte da América Latina.C ao contrário do caso brasileiro e latino-americano, a independência dos Estados Unidos foi liderada pelas camadas populares da sociedade colonial.D a instauração de repúblicas democráticas é um traço comum entre o processo de emancipação política dos Estados Unidos e o das outras nações do continente americano.E ao estabelecer a sua independência, os líderes estadunidenses imediatamente concederam direito de voto às mulheres, o que não ocorreu no Brasil e tampouco no restante da América Latina.
Soluções para a tarefa
A a independência dos Estados Unidos foi pacífica, semelhante ao processo brasileiro e diferente do restante da América espanhola, caracterizado pelas guerras contra forças metropolitanas.
Falso. A independência dos Estados Unidos da América decorreu de uma guerra profunda e sangrenta, que durou longos meses.
B a escravidão não foi abolida pelo governo dos Estados Unidos no momento da independência política, de maneira semelhante ao que ocorreu no Brasil e na maior parte da América Latina.
Correto. A escravidão continuou nos EUA até 1863, sendo destituída de sua legalidade por Linconl.
C ao contrário do caso brasileiro e latino-americano, a independência dos Estados Unidos foi liderada pelas camadas populares da sociedade colonial.
Falso. Camadas populares estiveram presentes na independência dos EUA e da América Latina também.
D a instauração de repúblicas democráticas é um traço comum entre o processo de emancipação política dos Estados Unidos e o das outras nações do continente americano.
Falso. O caso brasileiro demonstra que não ocorreu, em todos os casos, a transição direta para o republicanismo democrático.\
E ao estabelecer a sua independência, os líderes estadunidenses imediatamente concederam direito de voto às mulheres, o que não ocorreu no Brasil e tampouco no restante da América Latina.
Falso. O direito de voto das mulheres só começou a ser concedido no século XX.
Analisando cada item:
A) a independência dos Estados Unidos foi pacífica, semelhante ao processo brasileiro e diferente do restante da América espanhola, caracterizado pelas guerras contra forças metropolitanas.
>> FALSO - Houve muitos conflitos entre os colonos e os soldados da metrópole no processo de independência.
B) a escravidão não foi abolida pelo governo dos Estados Unidos no momento da independência política, de maneira semelhante ao que ocorreu no Brasil e na maior parte da América Latina.
>> VERDADEIRO - Os Estados Unidos só aboliram a escravidão anos depois, após a Guerra de Secessão.
C) ao contrário do caso brasileiro e latino-americano, a independência dos Estados Unidos foi liderada pelas camadas populares da sociedade colonial.
>> FALSO - Os líderes da independência dos Estados Unidos era os grandes proprietários de terras e empresários do centro-sul, que queriam mais autonomia econômica e política.
D) a instauração de repúblicas democráticas é um traço comum entre o processo de emancipação política dos Estados Unidos e o das outras nações do continente americano.
>> FALSO - Os Estados Unidos implantaram uma república democrática logo após a independência, mas as outras nações da América não. O Brasil mesmo se tornou um império.
E) ao estabelecer a sua independência, os líderes estadunidenses imediatamente concederam direito de voto às mulheres, o que não ocorreu no Brasil e tampouco no restante da América Latina.
>> FALSO - No início da república estadunidense, só homens brancos e proprietários de terra podiam votar. Só muitos anos depois a mulher pode exercer esse direito.
Alternativa B.