46A colisão catastrófica dos dois anteriores modos de produção em dissolução, o primitivo e o antigo,veio a resultar na ordem feudal, que se difundiu por toda a Europa.Anderson, P. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. Trad. Porto: Afrontamento. 1982. p. 140.O autor refere-se a três tipos de formações econômico-sociais nesse pequeno trecho. A esserespeito é correto afirmar:A A síntese descrita refere-se à articulação entre o escravismo romano em crise e as formações sociais dos guerreiros germânicos.B O escravismo predominava entre os povos germânicos e tornou-se um ponto de intersecçào com a sociedade romana.C A economia romana, baseada na pequena propriedade familiar, foi transformada a partir das invasões germânicas dos séculos IV a VI.D Os povos germânicos desenvolveram a propriedade privada e as relações servis que permitiram a síntese social com os romanos.E A transição para o escravismo feudal foi proporcionada pelos conflitos constantes nas fronteiras romanas devido à ofensiva dos magiares.
Soluções para a tarefa
A A síntese descrita refere-se à articulação entre o escravismo romano em crise e as formações sociais dos guerreiros germânicos.
Correto. O escravismo era predominante na sociedade romana e, juntando-se ao modelo germânico de administração e economia, gerou o feudalismo.
B O escravismo predominava entre os povos germânicos e tornou-se um ponto de intersecçào com a sociedade romana.
Falso. A escravidão não era tão comum - ao menos não aos moldes romanos - entre os chamados "bárbaros".
C A economia romana, baseada na pequena propriedade familiar, foi transformada a partir das invasões germânicas dos séculos IV a VI.
Falso. A economia romana era baseada na grande propriedade, com sua produção centrada no trabalho escravo.
D Os povos germânicos desenvolveram a propriedade privada e as relações servis que permitiram a síntese social com os romanos.
Falso. Os povos germânicos não possuiam um conceito de propriedade privada como os romanos.
E A transição para o escravismo feudal foi proporcionada pelos conflitos constantes nas fronteiras romanas devido à ofensiva dos magiares.
Falso. A transição se deu por conta da invasão dos bárbaros. Embora seja complicado se falar de um "escravismo feudal", de fato, o modelo servil teve inspiração neste embate.
Resposta:
letra A
A síntese descrita refere-se à articulação entre o escravismo romano em crise e as formações sociais dos guerreiros germânicos.