Espanhol, perguntado por AlunoColadorDProva, 1 ano atrás

4) (UFSM-RS) __Hay algo que el email no podrá reemplazar nunca en la relación epistolar. __ Es mucho más rápido, no importa la ortografía. __ El gusto a goma de las estampillas. Se o referente da frase “Es mucho más rápido” fosse “cartas” e se mantivesse o mesmo tempo verbal, a redação correta seria a seguinte: a) Es mucho más rápidas b) Son mucho más rápidas c) Son muy más rápidas d) Son muchísimo más rápidas e) Serán mucho más rápidas

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
63

A alternativa correta é a letra B: Son mucho más rápidas

A. Falsa. A palavra "cartas" não caberia no contexto da alternativa porque a palavra está no plural e o verbo "es" está na terceira pessoa do singular. Portanto haveria um erro de concordância verbal.

B. Verdadeira. O verbo "son" concorda com cartas, pois consiste na conjugação da terceira pessoa do plural. Seria "las cartas son", com a oração toda no plural.

C. Falsa. O erro da alternativa está no uso do "muy" o advérbio correto deveria ser usado no sentido de intensidade "mucho".

D. Falsa. Ao usar o superlativo "muchísimo" a frase passa por uma alteração de sentido, por isso não pode ser considerada correta.

E. Falsa. O tempo verbal da alternativa é diferente do apresentado no enunciado. A alternativa apresenta o tempo verbal futuro (serán), mas a questão é sobre o presente (es).

Abraços!


janejeane37: obrigada mesmo!
Respondido por Lucas010807
23

Resposta:

Alternativa correta: b) Son mucho más rápidas

Explicação:

A alternativa b) é a correta pois o verbo "son" e o advérbio "rápidas" concordam com a palavra "cartas", sendo utilizadas no plural e no plural feminino respectivamente.

Veja porque as demais alternativas estão erradas:

a) Tendo em conta a palavra "cartas", há um erro de concordância na alternativa a) visto que o verbo utilizado está no singular ("es").

c) Na alternativa c), o que configura erro é o uso de "muy" depois do verbo "son". A seguir ao uso de um verbo, a palavra a ser utilizada para indicar intensidade é "mucho" e não "muy".

d) A alternativa d) está gramaticalmente correta, porém, altera o sentido da frase original, adicionando um grau de intensidade ainda superior através do uso do superlativo "muchísimo".

e) Embora a alternativa e) esteja correta, ela não utiliza o mesmo tempo verbal da frase original. A frase original está no presente ("es") e a alternativa e) no futuro ("serán").

Perguntas interessantes