História, perguntado por Usuário anônimo, 6 meses atrás

4) (UFMG/2002) Leia este texto referente ao Arraial de Canudos:

O arraial foi crescendo num ritmo espantoso, à custa tanto da vizinhança, quanto de pontos longínquos do sertão: de Pernambuco, do Piauí, do Ceará, de Alagoas, de Sergipe, de Minas Gerais e até de São Paulo. A zona nordestina, porém, dava-os em maior quantidade e a mais atingida pelo êxodo era a região das secas e das fazendas de criação. No seu apogeu calculava-se em oito mil a quantidade de habitantes do Império de Monte Belo. Sua composição era heterogênea […] Tipos físicos os mais diversos; raros os brancos puros, os negros puros; em grande e maioria toda sorte de mestiços […] Econômica e socialmente eram em sua maioria indivíduos de algumas posses. QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. O messianismo no Brasil e no mundo. São Paulo: Alfa-Ômega, 1976. p.229-230.

Com base na leitura desse trecho, é INCORRETO afirmar que o temor dos proprietários de terra e das autoridades políticas com a movimentação em torno de Antônio Conselheiro relacionava-se:

a) à desestabilização social e política associada à adesão de famílias de criadores e sitiantes, que não relutavam em se desfazer de seus bens para se juntar ao Conselheiro.

b) à fuga de mão-de-obra das fazendas, com a consequente adesão de famílias inteiras, que migravam para o arraial com o objetivo de ir viver junto com o “messias”.

c) à prosperidade econômica do arraial, que crescia e se transformava num centro comercial ativo, devido à concentração de pessoas que vinham de todas as partes.

d) ao desvio crescente de recursos financeiros dos grupos industriais emergentes da região de Canudos para outras partes do País, onde não havia ameaça de convulsão social

Soluções para a tarefa

Respondido por getwrekt
21

d) ao desvio crescente de recursos financeiros dos grupos industriais emergentes da região de Canudos para outras partes do País, onde não havia ameaça de convulsão social

Perguntas interessantes