4. (UEL-PR) Um menino tem o 'obo da orelha preso e pertence a uma família na qual o pai, a mãe e a ;'~ã poss~e~ o lobo da orelha solto. Esta diferença não o incomodava até começa' a estudar genética e aprender que o lobo da orelha solto é um caráter cor:r:tado por um gene com dominância completa. Aprendeu também que os grupos sanguíneos, do sistema ABO, são determinados pelos alelos I*. I- e i. Querendo saber se era ou não filho biológico deste casal, buscou informações acerca dos tipos sanguíneos de cada um da família. Ele verificou que a mãe e a irmã pertencem ao grupo sanguíneo O e o pai, ao grupo AB. Com base no enunciado é correto afirmar que: a) a irmã é quem pode ser uma filha biológica, se o casal for heterozigoto para o caráter grupo sanguíneo. b) ambos os irmãos podem ser os filhos biológicos, se o casal for heterozigoto para os dois caracteres. c) o menino é quem pode ser um filho biológico, se o casal for heterozigoto para o caráter lobo da orelha solta.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
37
A alternativa correta é a C.
A genética é o estudo da transmissão de características entre os seres vivos. Os genes, através do qual são transmitidas essas características, podem ser homozigotos ou heterozigotos.
Se o lobo da orelha solto é o dominante (S) e o lobo preso é recessivo (p), temos que o pai é Pp e a mãe Pp.
O menino possui o lobo da orelha preso (pp), podendo ser filho do casal. A menina não, pois ele é AB e os pais AB e a mãe O.
Perguntas interessantes
Física,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás