iwo. iciiem; Sabe-se que o aumento da concentração de gases como C02, CH4 e N20 na atmosfera é um dos fatores responsáveis pelo agravamento do efeito estufa. A agricultura é uma das atividades humanas que pode contribuir tanto para a emissão quanto para o sequestro desses gases, dependendo do manejo da matéria orgânica no solo. Rosa, A. H.; Coelho, J. C. R. Cadernos Temáticos da Química Nova na Escola, São Paulo, n. 5, nov. 2003 (Adaptado.) De que maneira as práticas agrícolas podem ajudar a minimizar o agravamento do efeito estufa? a) Evitando a rotação de culturas. b) Liberando o C0? presente no solo. c) Aumentando a quantidade de matéria orgânica do solo. d) Queimando a matéria orgânica que se deposita no solo. e) Atenuando a concentração de resíduos vegetais do solo.
Soluções para a tarefa
Olá
A resposta correta e a letra C que diz que o Aumento da quantidade de matéria orgânica do solo diminui o efeito estufa.
Pois com o adição de matéria orgânica ao solo pode-se imobilizar o Co₂ no solo, ou seja, ao deixa essa metria orgânica no solo ela vai ajudar as plantas, melhorar as capacidades físicos e química do solo e também de aumenta a capacidade de manter a umidade desse solo.
Além de não liberar o Co₂ para a atmosfera e assim aumenta a absorção de energia e colabora para o aumento do efeito estufa.
Resposta:
Alternativa C (questão mal formulada e ambígua)
Explicação:
O aumento da matéria orgânica do solo pode ser compreendido como adubação, que permitirá a decomposição e liberação de nutrientes; ao adicionar matéria orgânica, há o aumento da biomassa produtora, o que favorecerá o sequestro de carbono atmosférico (conversão do dióxido de carbono atmosférico em sacarídeos) e, por conseguinte, atenuará o efeito estufa. No entanto, o aumento da quantidade de matéria orgânica para a decomposição também significa um aumento de dióxido de carbono atmosférico, na medida em que a decomposição envolve processos de fermentação. Portanto, deve-se analisar a questão mais do ponto de vista quantitativo do que qualitativo, supondo que a matéria orgânica adicionada não supere a biomassa produtora.