4) Sobre o apoio dos ingleses e estadunidenses na inde-
pendência das colônias hispano-americanas, responda
em seu caderno:
a) Quais eram os interesses de ingleses e estaduniden-
ses na independência da América hispânica?
b) Esses interesses eram conflitantes com os das elites
criollas?
POR FAVOR ME AJUDEM!
Para hoje!
É muito urgente!
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) A Inglaterra queria a independência dos países hispano-americanos simplesmente por seu mercado consumidor. Os EUA apoiaram a independência através da Doutrina Monroe, com o lema ”América para os americanos”, ou seja, para eles não era aceito que os países europeus dominassem países da América.
Explicação:
A) Os interesses de ingleses e americanos na independência das colônias hispano-americanas envolviam a ampliação do mercado consumidor, pois eles tinham estas colônias como alvos comerciais. Devido ao pacto colonial, as colônias hispano-americanas só podiam comercializar com a Espanha até então.
B) Não, os interesses de ingleses e americanos era convergente com o das elites criollas das colônias hispano-americanas, pois estas elites viam potencial comercial enorme na oportunidade de comercializar com a Inglaterra e com os Estados Unidos.
Contextualizando a independência hispano-americana
As elites criollas queriam liberdade para as Américas em virtude das oportunidades de crescimento comercial que o livre comércio traria. Era do interesse destas elites, portanto, acabar com o monopólio comercial da Espanha nos seus territórios da América Latina.
Do lado estadunidense, a independência era corroborada pela Doutrina Monroe, que determinava que os EUA apoiariam países do continente americano que quisessem se ver independentes dos domínios coloniais europeus.
Saiba mais sobre a independência das colônias em https://brainly.com.br/tarefa/24748462
#SPJ2