4 – Releia com atenção esses dois parágrafos:
“Pois eu não me esqueço do domingo em que o acompanhei até o porão. Ele me contou que na época de seu pai, meu bisavô Joaquim Antunes, ali era uma senzala e que foram os escravos, sem receber um vintém, que ergueram a casa grande. Trouxeram, de longe nos braços, pedras e madeiras enormes. Muitos morreram de exaustão. Falou-me da vergonha que sentia e da nossa dívida para com o povo negro. Aquilo caiu no meu peito como uma oração de domingo, e o respeito aos afrodescendentes se enraizou em mim.
É por isso que eu queria comungar com ele uma história que começa agora. Sei que sua alma, iria sorrir ao ouvir que hoje os negros têm lugar reservado em universidades e que nas escolas, inclusive nas do nosso município, as crianças estudam a cultura africana. Será que começamos a saldar nossa dívida? Espero que sim.”
- Você deve ter assistido nos noticiários a repercussão do termo: “Vidas negras importam.” Ele está ligado a acontecimentos com pessoas negras, vítimas de violência, e que causaram manifestações em todo o mundo, inclusive no Brasil. Com base em suas informações e nos trechos extraídos do texto, faça um pequeno resumo crítico da trajetória dos negros desde o período da escravidão até os dias atuais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
os negros mesmo após ser proibida a escravidão deles mesmos, algumas gerações de pais e filhos continuaram mantendo o hábito de tratar negros como pessoas diferentes, fazendo bullying e preconceito, alguns mantém o respeito das "Vidas negras Importam"
Explicação:
espero ter ajudado
Perguntas interessantes