4) Que forma os negros no Brasil encontraram de resistir a escravidão? *
5) Defina quilombos. *
6) Mesmo sendo uma atividade ilegal, atualmente ainda persistem modelos de trabalho semelhantes à escravidão em muitas partes do mundo.
Soluções para a tarefa
4: As formas de resistência a escravidão foram várias, apesar de muitos acharem que os negros escravizados eram somente subalternos. O Sincretismo religioso foi uma forma de resistência de muitos, pois eles pegavam elementos do catolicismo e davam novos significados com base nas religiões de matriz africana para que pudessem continuar praticando, na medida do possível, as suas crenças sem seres punidos. Outra forma de resistência era a prática da capoeira, uma forma de luta que se assemelha bastante a uma dança, então muitos senhores de escravos acreditavam que eles estavam somente gastando o tempo livre com danças e cantos.
5: Quilombos eram locais de concentrações de negros fugidos. Geralmente se localizavam em espaços remotos, de difícil acesso, para que os senhores de engenho tivessem mais dificuldade na hora da procura. Eram sociedades organizadas, muitas vezes grandes e com forte hierarquia, o mais conhecido é o Quilombo do Palmares, mas existiam outros milhares. Os quilombos existem até hoje, mas abrigam descendentes de escravos e pessoas sem-terra, não mais escravos fugidos.
6: essa é uma afirmativa, de fato, atualmente ainda há muita escravidão no Brasil e no mundo, porém não é tão noticiado.
Espero ter ajudado e bons estudos!! ;)