4) Quando parte da água da chuva infiltra no solo, penetrando até encontrar rochas mais sólida, elas se armazenam entre as rochas ficando confinadas, uma outra porção de água que infiltrou segue a declividade do terreno como verdadeiros rios subterrâneos. De acordo com as informações acima, descreva o nome que a Geografia dá a estas águas subterrâneas:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ilustração: Getty Images
O ciclo da água, também chamado de ciclo hidrológico, compreende os processos pelos quais a água passa no planeta, circulando e se renovando continuamente. Ele representa a transformação entre os estados em que a água pode se encontrar. Para que essa transformação seja possível, alguns elementos são importantes, como o sol. O sol ocasiona a evaporação da água, seja dos rios, oceanos, lagos e até do lençol subterrâneo. As plantas e os animais também transferem água para a atmosfera, por meio da transpiração. A água se encontra na superfície da terra em diversas formas, dentre elas a sólida. Quando as geleiras recebem radiação solar, também há transferência desta água para a atmosfera em forma de vapor, cujo processo se chama sublimação.
Quando o vapor de água é transportado pelas massas de ar, é direcionado para as regiões de maior altitude na atmosfera, e então ele passa pelo processo de condensação. A condensação ocorre devido às baixas temperaturas presentes na altitude, formando as nuvens. O processo de liquefação é o responsável pela transformação dos gases em líquido, o qual precipita quando as nuvens estão carregadas. A precipitação pode se apresentar de várias formas, como chuva, neve ou granizo (pedaços de gelo de proporções irregulares).
Após precipitar, a água das chuvas vai para diferentes locais, sendo que apenas uma parte cai nos rios, lagos e oceanos. A outra parte passa pelo processo de escoamento. Uma parcela da água escoa pela superfície terrestre, tendo como destino os reservatórios de água. Enquanto outra parcela infiltra no solo, chegando ao lençol freático. As imagens abaixo representam o ciclo da água:
Fonte: USGS
A água é, portanto, um recurso natural renovável. O ciclo da água renova e ainda purifica as águas, permitindo que a vida na Terra seja perpetuada ao longo dos anos. Existem discussões sobre o caráter finito da água no planeta. Enquanto alguns estudiosos dizem que é necessária a preservação deste recurso, outros afirmam que não há possibilidade de esgotamento da água. De qualquer forma, para que seja possível encontrar água em condições adequadas ao consumo humano, torna-se essencial a conservação deste recurso tão importante.
É possível encontrar a água em quase tudo o que existe na natureza. Ela é encontrada em três estados: líquido, gasoso e sólido.
Em estado sólido, a água é encontrada na forma de granizo, neve, geada, nas calotas polares, dentre outros. Na forma gasosa, ela se apresenta como vapor d’água, formando as nuvens. E na forma líquida, a água está presente com grande representatividade em diversos locais, como rios, lagos, mares, no lençol subterrâneo e até no corpo humano.
“O Planeta Terra possui aproximadamente 3/4 de sua superfície ocupada por água. A hidrosfera (contabilizando água no estado sólido, gasoso e líquido) contém cerca de 1,4 x109 km3 de água. Os oceanos correspondem a 97,5% desse total, enquanto a água doce representa 2,5%.” (USP, 2014, p. 02)
O corpo humano é composto por água em cerca de 70-75%, podendo variar ao longo dos anos. A água é fundamental para vida humana, e para o adequado equilíbrio dos ecossistemas na Terra. Embora a água seja purificada durante o ciclo hidrológico, os caminhos por onde ela percorre podem contaminá-la, trazendo prejuízos à saúde humana. A escassez de água em algumas regiões causa diversos problemas para a população, pois ela é um recurso fundamental para sobrevivência no planeta.