Biologia, perguntado por kauanadrian2006, 11 meses atrás

4- Quais são os três princípios básicos da homeopatia?

Soluções para a tarefa

Respondido por thailakk
1

Resposta:

Explicação:

A Homeopatia baseia-se em leis naturais fixas e imutáveis e são 4 seus Princípios Fundamentais:

1 . LEI DOS SEMELHANTES

Pela Lei dos Semelhantes, as substâncias existentes na natureza (de origem mineral, vegetal e animal) têm a potencialidade de curar os mesmos sintomas que são capazes de produzir. Exemplificando de uma maneira bem simples: se uma pessoa ingerir doses tóxicas de uma substância chamada Arsenicum album, irá apresentar sintomas tais como dores gástricas, vômitos e diarréia;

2 . EXPERIMENTAÇÃO NO HOMEM SÃO

As experimentações com substâncias preparadas homeopaticamente, devem ser realizadas em homens sãos para que possam ser usados para curar homens doentes. Por que em homens sãos e não em animais? A doença se manifesta não só por sinais objetivos observáveis pelos sentidos, mas também por sintomas e sensações subjetivas. Não seria possível registrar completa e fielmente as sensações subjetivas de cães, ratos ou gatos, pois estes não poderiam comunicá-los durante as experimentações

3 . DOSES MÍNIMAS E DINAMIZADAS

No início de suas experiências, Hahnemann usava medicamentos diluídos, porém ainda contendo matéria. Com o tempo foi percebendo que essas diluições ainda eram suficientemente fortes para causarem, às vezes, sérias agravações quando os medicamentos eram administrados aos pacientes. Devido a essas reações indesejáveis, passou a diluir cada vez mais os medicamentos, percebendo que obtinha melhores resultados quando eram também agitados. Foi assim que chegou às doses infinitesimais (extremamente diluídas) e dinamizadas.

4 . MEDICAMENTO ÚNICO

Hahnemann recomendava o uso de apenas um medicamento de cada vez, ou seja, o medicamento que contivesse o maior número de sintomas que o paciente apresenta.

Existem divergências, como em todos as especialidades médicas e em todas as áreas do conhecimento humano, entre as várias escolas homeopáticas em todo mundo. Todas têm suas razões e ponderações.

Temos basicamente duas tendências: a UNICISTA, que usa apenas um medicamento para tratar todos os sintomas de um determinado paciente, e a PLURALISTA, que usa vários medicamentos, um para cada grupo de sintomas do paciente, como é feito na Alopatia.

Respondido por cibellivitoria2005
2

Resposta: Os três princípios básicos da homeopatia consistem na Lei dos Semelhantes, Experimentação em Homem São e Dose Mínima.

Lei dos Semelhantes

A Lei dos Semelhantes possui o conceito que as substâncias causadoras de determinados sintomas são eficazes na cura de sintomas semelhantes.

Experimentação em Homem São

A experimentação em uma pessoa sadia é realizada para se observar os sintomas produzidos pela substância, evitando uma leitura dos sintomas produzidos juntamente com os sintomas de qualquer doença pré-existente.

A experimentação ocorre da seguinte forma: Uma pessoa saudável (a experimentadora) que passou por exames clínicos e laboratoriais, experimenta determinada substância sem saber o qual está experimentando, assim são avaliados os sintomas físicos, mentais, emocionais, as sensações e alterações no modo de ser e estar, de reagir e interagir com o meio desta pessoa que está experimentando. Os dados obtidos são registrados, classificados e analisados, dando origem a patogenesia.

Dose mínima

A Dose mínima surgiu para resolver o problema de aumento dos sintomas, que acontecia antes da cura. Quando a pessoa ingeria um medicamento que provocava os mesmos sintomas da doença acontecia a agravação. Para evitar essa situação, Hahnemann (médico alemão que dedicou seu trabalho a cura pelo semelhante) diluiu substância até encontrar uma quantidade que não causasse o agravamento, ou seja, a dose mínima.

Perguntas interessantes