4)Para se desenvolver na expressão corporal é preciso ir além do que já se sabe nesse campo. Sendo assim, a partir de situações significativas que proponham desafios, supera-se os conhecimentos prévios para se construir novas aprendizagens. Para que de fato haja desenvolvimento nessa linguagem (assim como nas demais), é preciso que o sujeito construa conhecimentos e que estes passem a fazer parte de seu repertório pessoal.
De acordo com o trecho acima, escreva V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas a seguir.
( ) O aluno começa aprendendo pequenas partes que reúne em conjuntos maiores. Depois, constrói significados cada vez mais complexos.
( ) É preciso ir além dos movimentos e gestos corriqueiros e buscar outras formas de se expressar nessa linguagem.
( ) A criança aprende a utilizar a dança como comunicação e expressão para dizer de si mesma e do mundo a partir de um trabalho intencional, restrito e sistematizado, de situações desafiadoras em torno dessa vivência.
( ) O corpo fala. Sendo assim, é possível fazer os alunos avançarem com novas experiências e propostas de ação, realizando propostas restritas e sistemáticas de movimento para que ampliem seu repertório de vivências.
Assinale a sequência correta:
Alternativas:
a)V, V, F e F.
b)F, V, V e F.
c)V, V, V e F.
d)F, F, V e V.
e)F, V, F e V.
5)A função postural dá sustentação à atividade cognitiva. Todos nós já pudemos observar como modificamos nosso tônus quando estamos com dificuldade de entender uma aula, compreender um texto ou resolver um problema.
Levantar da cadeira, mudar de posição, "dar um tempo" para o ajustamento postural podem contribuir para que nossa atividade intelectual volte a fluir. De certa forma, as variações tônicas desobstruem o fluxo mental e orientam nossa percepção.
Para a criança, esta relação de reciprocidade entre a atividade cognitiva e o controle do tônus é ainda mais relevante: ela aprende por meio da expressão corporal e ao experimentar desafios motores. Assim, a movimentação das crianças na sala de aula deve ser encarada como um recurso para aprendizagem e não um obstáculo.
Um projeto educativo que considera a criança deve ter um olhar sobre a motricidade que não leve em conta apenas a função cinética do movimeno, como tradicionalmente a educação física tem feito,mas também a função tônica e expressiva.
As variações de postura e posições do corpo, a possibilidade de movimentar-se pela sala, fazer experiências, expressar-se, podem permitir uma maior atenção e interesse na atividade que está sendo realizada.
Avalie as seguintes afirmações e a relação entre as mesmas. Em seguida, assinale a alternativa correta.
1. A escola costuma impedir o movimento dos alunos em sala de aula.
PORQUE
2. Costuma-se associar a imobilidade à atenção e à concentração em determinada atividade.
Alternativas:
a)As afimações 1 e 2 são proposições verdadeiras e a 2 justifica a 1.
b)As afimações 1 e 2 são proposições verdadeiras e a 2 não justifica a 1.
c)A afirmação 1 é verdadeira e a 2, falsa.
d)A afirmação 1 é falsa e a 2, verdadeira.
e)Ambas as afimações são falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
36
Resposta:
Explicação:
Corpo e movimento Av 1:
1 C
2 D
3 C
4 A
5 A
Corpo e movimento Av 2:
1 D
2 A
3 C
4 E
5 E
soniaraquel:
por favor, alguém de vcs entregou a AV1 e deu certo? porque a minha contém erro...
Respondido por
11
4 – a) V, V, F e F.
Devido a reunião realizada em conjuntos maiores, o aluno consegue começar a aprender sobre as pequenas partes, que irão construir significados mais complexos. De forma a ser necessário buscar várias outras formas de expressão da linguagem.
5 – a) As afirmações 1 e 2 são proposições verdadeiras e a 2 justifica a 1.
Comumente, a escola realiza o impedimento do movimento dos alunos nas salas de aula, visto que a escola possui o costume de realizar a associação da imobilidade com a atenção e com a concentração das atividades.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Biologia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás