Geografia, perguntado por gilberte215, 1 ano atrás

4 ou 5 consequências da Gripe Espanhola 1918

Soluções para a tarefa

Respondido por grosilene386
0

Resposta:

Rodrigues Alves eleito em 1918, não toma posse e vem a falecer, gerando assim outra eleição fora de época em 1919. A falta de coveiros, caixões levaram a buscar homens robustos que eram obrigados a abrir covas que nelas eram jogadas os corpos. A busca por remédios milagrosos teve efeito colateral inusitado, criação da caipirinha. As escolas foram obrigadas a passar todo mundo.

Explicação:

Os parlamentares apresentam uma série de projetos de lei com o objetivo de, em diferentes frentes, combater a doença e amenizar seus efeitos. Uma das propostas determina a aprovação automática de todos os estudantes brasileiros, sem a necessidade dos exames finais.

Como 1918 já está chegando ao fim, o presidente interino Delfim Moreira acha mais prudente não esperar as votações do Senado e da Câmara e baixa em dezembro um decreto batendo o martelo de uma vez: aluno nenhum repetirá o ano letivo.

Assim, de forma indireta, a gripe espanhola planta tanto a semente do Ministério da Saúde, que surgirá em 1930 (como Ministério dos Negócios da Saúde e da Educação Pública), quanto a do Sistema Único de Saúde (SUS), que será previsto na Constituição de 1988.

Perguntas interessantes