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Os catecismos jesuíticos brasileiros do século XVI se constituíram num instrumento de duplo significado: de um lado, possibilitavam o aprendizado das primeiras letras tanto no português quanto no tupi, isto é, transformaram-se em “cartilhas” que eram utilizadas como material didático do processo pedagógico desenvolvido no âmbito das casas de bê-á-bá, embriões dos futuros colégios da Companhia de Jesus e, do outro, veiculavam a concepção de mundo da chamada “civilização ocidental cristã” por meio da violência simbólica contra os elementos estruturais da cultura ameríndia.
A esse respeito analise as afirmações a seguir:
I. A primeira fase da ação evangelizadora jesuítica (1549-1600) pode ser caracterizada como “pedagogia brasílica”, isto é, uma pedagogia nascida das condições existentes e não propriamente da fidelidade aos dogmas e preceitos da Companhia de Jesus.
II> Apesar das dificuldades iniciais, antes mesmo da finalização dessa experiência, a colônia lusitana já contava, em 1570, com cinco casas de bê-á-bá (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga) e três colégios (Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco).
III. A evangelização jesuítica teria dado certo não fosse a proposta econômica formulada por padre Manuel da Nóbrega, pois as casas de bê-á-bá e os colégios demandavam a existência de uma base material de sustentação.
IV. Nóbrega partia do pressuposto de que não seria possível manter as casas de bê-á-bá apenas com as esmolas arrecadadas entre os colonos, já que o processo de montagem da empresa agrícola colonial exigia uma considerável quantidade de capital inicial.
Assinale a alternativa CORRETA que apresentas quais afirmações são verdadeiras:
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alternativas: I,II e IV estão corretas.
Explicação:
espero ter ajudado.
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